A aquisição de uma segunda língua e os argumentos acerca da existência de um período crítico

Autores/as

  • Camila de Bona UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4183

Resumen

Neste artigo, procuramos demonstrar como os principais pesquisadores da área da aquisição da linguagem têm encarado o assunto da aquisição de uma segunda língua e sua relação com a idade de aquisição, além da possível existência de um período crítico para a aprendizagem de línguas. Para tanto, revisitamos, primeiramente, as noções de competência linguística e gramática universal veiculadas por Noam Chomsky e sua crítica aos pressupostos behavioristas. Abordamos, também, as pesquisas de dois importantes estudiosos da área de aquisição de segunda língua (L2), quais sejam David Birdsong e James Flege, e suas hipóteses acerca dos fatores relevantes e influentes no processo de aprendizado de uma língua adicional. Por fim, abordamos alguns estudos relativos aos mecanismos neurais subjacentes à produção e à compreensão de uma língua adicional, tanto por aprendizes precoces quanto por aprendizes tardios.

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Biografía del autor/a

Camila de Bona, UFRGS

Teoria e Análise Linguística Linha de Pesquisa: Gramática, Semântica e Léxico

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Publicado

2013-07-04

Cómo citar

Bona, C. de. (2013). A aquisição de uma segunda língua e os argumentos acerca da existência de um período crítico. Signo, 38(65), 233-246. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4183

Número

Sección

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013