A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v31i0.441Resumen
Partindo do pressuposto de que um dos objetivos da leitura é a compreensão, serão desenvolvidas reflexões sobre os seguintes questionamentos: O que nosso corpo/cérebro faz quando lemos? Como se dá a relação leitura-compreensão? É possível avaliar a compreensão em leitura? O pintor surrealista belga, René Magritte (1898-1967), na obra intitulada “Ceci n´est pas une pipe”, ilustra de forma brilhante um fenômeno cognitivo característico da espécie humana: a capacidade simbólica, ou seja, a capacidade de construir e recuperar significados a partir de um conjunto de símbolos ou signos. A representação do cachimbo na obra de Magritte remete imediatamente ao objeto cachimbo, assim como o faz a palavra impressa “cachimbo”. Que processos cognitivos estão em jogo e permitem que o leitor proficiente, durante a leitura, não enxergue as letras individualmente, mas sim as palavras, ou melhor, o significado das palavras? Essa capacidade simbólica está presente em sua plenitude desde o nascimento? Se não, como ela se desenvolve? Todas essas questões nortearam nossa participação na mesa redonda “Leitura e Cognição”.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.