Leitura de capas de revistas infantis

Autores/as

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Neiva Senaide Petry Panozzo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4856

Palabras clave:

Linguagem. Infância. Leitura. Produto cultural.

Resumen

A pesquisa abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Trata-se de um desdobramento de questões evidenciadas em virtude dos processos de hibridização de linguagem. Entre as ações desta pesquisa, está a análise de revistas infantis, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na sua constituição e que mobilizam o leitor. O estudo descritivo-analítico investiga de que forma a linguagem, a cultura e a visão de infância constituem e são constituídas pelas capas das revistas Recreio, Ciência hoje das crianças e Turma da Mônica Jovem. A escolha desses periódicos deve-se a resultados de pesquisas realizadas anteriormente, as quais mostraram que essas são as revistas mais lidas por estudantes de escolas localizadas em Caxias do Sul (RS).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora do PPGL/UNISC e do PPGEd/UCS. Dr em Letras pela PUCRS

Neiva Senaide Petry Panozzo, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS.

##submission.downloads##

Publicado

2014-01-03

Cómo citar

Ramos, F. B., & Panozzo, N. S. P. (2014). Leitura de capas de revistas infantis. Signo, 39(66), 271-289. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4856

Número

Sección

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014