A viagem das histórias: da voz ao livro, do livro à voz, da voz ao palco
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4925Palabras clave:
Crianças. Narração oral. Histórias. Literatura. Teatro.Resumen
O artigo discute um projeto desenvolvido no sudoeste da Inglaterra, baseado na narração oral de contos tradicionais e literários em diferentes escolas, e voltado à recriação cênica dos contos pelas crianças. A partir de exemplos de narrações baseadas na mitologia greco-romana (Virgílio), na tradição medieval anglo-saxã (Beowulf), em um conto popular russo (Afanássiev) e na literatura sobre o bombardeio de Guernica que inspirou Picasso, entre outras fontes, o autor explora quatro aspectos centrais do envolvimento das crianças com as narrativas. O primeiro é a facilidade com que elas se dispõem a acreditar profundamente nas histórias, uma crença aqui entendida como base para atividades criadoras no âmbito da escrita, das artes visuais e do teatro. O segundo aspecto é a memorabilidade, considerada valiosa no contexto de projetos em que é necessário envolver cada uma das crianças, e portanto considerar dimensões alternativas às habilidades acadêmicas convencionais. O terceiro aspecto é a inventividade estimulada nas crianças a partir de seu envolvimento com as histórias, particularmente se contam com o encorajamento dos(as) professores(as). Por fim, o autor destaca o sentido de comunidade, o sentimento de que a história pertence ao grupo, facilitado pela presença responsiva do(a) professor(a) e do qual brota a confiança das crianças e o desejo de elas ajudarem umas às outras no desenvolvimento de performances coletivas. O artigo enfatiza que os poderes de acreditar, lembrar, inventar e criar comunidades que o envolvimento com as histórias contadas promove nas crianças, são cruciais para sua experiência literária e estética em sentido amplo.Descargas
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