A semântica de frames como instrumento para a análise do discurso discente - marcadores de sucesso em um projeto escolar de dramaturgia
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5029Palabras clave:
Semântica de Frames. Rede de Frames. Processo ensino-aprendizagem.Resumen
Este trabalho - vinculado ao macroprojeto Práticas de Oralidade e Cidadania (MIRANDA, 2007/- - FAPEMIG) e ao projeto Lexicográfico FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu) em sua linha Frames e Cidadania - define-se como um Estudo de Caso (YIN, 2001) e tem como objetivo a investigação de práticas escolares que contribuem para a promoção da educação da oralidade equacionada a um ambiente interacional favorável ao processo ensino-aprendizagem e à formação cidadã. O cenário investigativo eleito foi uma escola pública da cidade de Juiz de Fora – MG, reconhecida, por gestores e professores, pelo “sucesso” de seus projetos, em especial o projeto de teatro. A base de dados constituiu-se por documentação em áudio (e posterior transcrição) de entrevistas semiestruturadas (LABOV, 2008 [1972]) feitas com os alunos do 6º ano que participam de tal projeto. O aporte linguístico deste estudo vincula-se à Semântica de Frames (FILLMORE, 1977, 1988, 2007) que fornece a categoria analítica central para a análise dos discursos - o frame. Neste artigo, trazemos resultados parciais acerca da rede de frames evocadas pelo discurso dos discentes, seguindo a metodologia de anotação promovida por uma ferramenta computacional (FrameNet Desktop) do projeto lexicográfico FrameNet. Nas análises parciais começa a ganhar relevo um indicador de sucesso, qual seja a emergência de frames (Criar_texto; Agir_intencionalmente; Formar_relações e outros) em que o aluno se configura como um Elemento de Frame com papel ativo na cena mediada pelo professor, o que pode ser o primeiro indicador de sucesso: o Protagonismo Juvenil (COSTA, 2004).Descargas
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