O estudo da língua inglesa como língua estrangeira e a identidade do sujeito – um trabalho de memória
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.567Palabras clave:
Língua, Língua Estrangeira, Memória, IdentidadeResumen
Este texto apresenta uma parte de um trabalho maior que está sendo desenvolvido em nossa dissertação de mestrado, em que estudamos a memória discursiva oral e escrita em produções orais e escritas de alunos de licenciaturas em Letras. Trabalhamos com as questões identitárias dos sujeitos do Discurso, em um contexto de produção de ensino aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira. Nosso trabalho encontra suas bases teóricas na Análise de discurso de Linha Francesa e consistem na compreensão da memória discursiva numa perspectiva tratada como interdiscurso, e na compreensão dos conceitos de memória e língua, memória constitutiva e memória representada. A relação do sujeito com a alteridade lingüística deixa traços na memória dos sujeitos que estudam uma língua estrangeira e isso vem a incidir em seus processos identitários pela língua. Identificamos nos textos orais e escritos analisados traços de memória que são da ordem de uma memória representada. A partir desses estudos, acreditamos que possa haver propostas metodológicas que contribuiam para que se elevem as memórias representadas à condição memórias constitutivas, afim de que os sujeitos possam sentir-se a origem de seus dizeres em língua estrangeira, como o fazem em língua materna.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.