O cabra e a questão cultural nas metáforas animais
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.5869Palabras clave:
Teoria da Metáfora Conceptual. Metáfora Animal. Cabra.Resumen
A visão de uma mente corpórea a qual se filia a Teoria da Metáfora Conceptual encontra-se, sobretudo, baseada na ideia de uma mente como resultado da interação entre o programa sensório-motor humano e o meio físico e socioculturalmente situado. Contudo, ao pleitear a existência do que chama de paradoxo da metáfora, Gibbs (2008) identifica uma tensão entre os aspectos universais e variacionais das metáforas. Nessa perspectiva, este artigo busca discutir o papel dos conhecimentos e normas culturais na formação das metáforas animais, especialmente na conceptualização de homem em termos de cabra por parte dos membros da comunidade de Fortaleza-Ceará no Nordeste do Brasil. Para tal fim, o artigo encontra-se organizado em quatro seções, afora a introdução. Discute-se, assim, nas três seções que se seguem à introdução: o modelo cultural da Grande Cadeia do Ser e sua relação com as metáforas animais com base em Kövecses (2010) e Lakoff e Turner (1989); a questão da universalidade nas Metáforas Conceptuais a partir de Kövecses (2005, 2009); a variação cultural das metáforas com ênfase na metáfora animal cabra baseado em Kövecses (2009) e Rodriguez (2009). Na quinta e última seção, são apresentadas as considerações finais nas quais pondera-se sobre a natureza tanto variacional como potencialmente universal da metáfora animal que licencia a expressão linguística cabra. Nessa perspectiva, argumenta-se que tal metáfora tanto mapearia, em nível genérico, os domínios conceptuais ser humano e animal como os domínios homem e cabra motivados por normas e conhecimentos culturais compartilhados entre os membros da cultura cearense.Descargas
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