Repensando a motivação metonímica da metáfora: uma análise pela perspectiva da Integração Conceitual
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6045Palabras clave:
Metáfora. Metodologia. Interpretativismo, Dialogismo. Pensar Alto em Grupo.Resumen
estudos contemporâneos postulam a possibilidade de interação entre os processos metafóricos e metonímicos na produção de sentido. Autores como Goossens (2003), Barcelona (2003) e Radden (2003) redimensionaram seus esforços em busca de modelos que pudessem comprovar a ocorrência dessa interação. No entanto, as pesquisas desenvolvidas por esses autores, consideram apenas a possibilidade da existência do processo metonímico, atuante na motivação do processo metafórico, ou no domínio-fonte, ou no domínio-alvo da metáfora motivada. Diante disso, este artigo, como parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado, tem a finalidade de demonstrar que toda metáfora é motivada por um conjunto complexo de metonímias, sendo esse conjunto presente tanto em seu domínio-fonte quanto em seu domínio-alvo. Demonstrando assim a importância do processo metonímico na criação do processo metafórico.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.