As construções metafóricas de aprendizes de inglês sobre seu papel na aprendizagem de uma língua adicional

Autores/as

  • Marina Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6046

Palabras clave:

Metáforas. Aprendiz. Aprendizagem de Língua Inglesa.

Resumen

Com base em um corpus constituído de 64 narrativas de aprendizagem, o foco do trabalho a ser apresentado está no modo como a imagem do aluno é construída no discurso de aprendizes adolescentes de inglês como língua adicional. As metáforas encontradas foram analisadas qualitativamente à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF, 1987). A partir da análise, evidencia-se que este grupo de aprendizes se conceptualiza como trabalhadores, máquinas, contêineres e construtores. Fica evidente, portanto, a necessidade da realização de pesquisas sobre esse tema para proporcionar um desenvolvimento reflexivo por parte de professores e pesquisadores acerca do processo de ensino e aprendizagem desse idioma, nos dias atuais.

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Publicado

2016-03-14

Cómo citar

Silva, M. (2016). As construções metafóricas de aprendizes de inglês sobre seu papel na aprendizagem de uma língua adicional. Signo, 41(70), 166-175. https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6046

Número

Sección

vol. 41, nº 70 – Metáfora e metonímia: múltiplos olhares