As construções metafóricas de aprendizes de inglês sobre seu papel na aprendizagem de uma língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v41i70.6046Palabras clave:
Metáforas. Aprendiz. Aprendizagem de Língua Inglesa.Resumen
Com base em um corpus constituído de 64 narrativas de aprendizagem, o foco do trabalho a ser apresentado está no modo como a imagem do aluno é construída no discurso de aprendizes adolescentes de inglês como língua adicional. As metáforas encontradas foram analisadas qualitativamente à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF, 1987). A partir da análise, evidencia-se que este grupo de aprendizes se conceptualiza como trabalhadores, máquinas, contêineres e construtores. Fica evidente, portanto, a necessidade da realização de pesquisas sobre esse tema para proporcionar um desenvolvimento reflexivo por parte de professores e pesquisadores acerca do processo de ensino e aprendizagem desse idioma, nos dias atuais.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.