Literatura na escola: entre o real e o possível

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos
  • Taciana Zanolla

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v33i0.610

Resumo

As práticas de leitura literária geralmente não respeitam as especificidades deste texto, basta observar o tratamento que a literatura recebe, por exemplo, na maioria dos livros didáticos. Além disso, pesquisa realizada com estudantes de 3ª série sinaliza que essas crianças conhecem, predominantemente, literatura de massa. Frente a essa situação, como parte de estudos do projeto “Formação do leitor: o processo de mediação docente”, apresenta-se Machado de Assis como um autor que pode fazer parte do repertório de estudantes do Ensino Fundamental. Se Machado é um expoente da Literatura Brasileira, deveria estar presente nos planejamentos dos docentes das escolas brasileiras. Neste artigo, elegem-se algumas narrativas curtas do autor para adentrar as práticas de educação literária.

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Publicado

2008-11-27

Como Citar

Ramos, F. B., & Zanolla, T. (2008). Literatura na escola: entre o real e o possível. Signo, 33, 76-87. https://doi.org/10.17058/signo.v33i0.610

Edição

Seção

Leitura, intertextualidade e recepção