Referenciação e sincretismo: o caso dos vídeos que divulgam ciência no Youtube

Autores/as

  • Marcos Filipe Zandonai Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7242

Palabras clave:

Referenciação. Divulgação Científica Midiática. Semiótica.YouTube.

Resumen

O presente artigo aborda o fenômeno da referenciação em vídeos de divulgação científica do YouTube. O objetivo principal do estudo é compreender quais são as funções desempenhadas pelos elementos visuais (desenhos digitais e performance teatral) na produção dos significados sobre os objetos de discurso. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: i) identificar os casos de correferencialidade entre nomeações lexicalizadas e mensagens visuais, descrevendo as operações semânticas engendradas por essa união e ii) analisar qualitativamente esses casos referenciais/coesivos considerando os componentes da situação comunicativa (de midiatização da ciência). O funcionamento das construções referenciais é averiguado à luz da Linguística Textual (CAVALCANTE, 2004) e dos estudos sobre a midiatização da ciência (CHARAUDEAU, 2008), visto que este é o entorno da atividade linguageira, permeado por rituais e coerções que sobredeterminam as formas lexicais e semiológicas para explicar ciência. Concebe-se o vídeo como um objeto sincrético, o que requer que sejam utilizadas noções da Semiótica (BARROS, 1990; GREIMAS e COURTÉS, 2013; PIETROFORTE, 2008), e da comunicação não verbal (Rector e Trinta, 2005), para mapear o semi-simbolismo do texto e, por conseguinte, obter as unidades de significação do episódio. Empreende-se uma análise qualitativa do corpus. Os resultados evidenciaram os fatores semânticos e cognitivos que fazem funcionar a “referenciação sincrética”, alargando-se a noção de anáfora. Na sequencialidade e na progressão textual, são verificados jogos de representação que estão intimamente vinculados aos conhecimentos que emergem da situação de midiatização da ciência.

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Publicado

2016-10-17

Cómo citar

Zandonai, M. F., & Giering, M. E. (2016). Referenciação e sincretismo: o caso dos vídeos que divulgam ciência no Youtube. Signo, 41(71), 75-87. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7242

Número

Sección

Tema Livre