Memória e representação da figura masculina em canções tradicionalistas
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v1i1.7326Palabras clave:
Memória. Figura masculina. Canção.Resumen
Reconhecer o imaginário cultural rio-grandense representado em obras de grande repercussão junto ao público é uma das motivações desta pesquisa, cujo objetivo é discorrer sobre como se dá a representação da figura masculina, a partir da identificação de seu perfil, valores e ideais, em canções tradicionalistas gaúchas, compostas do final do século XX ao XXI. Toma-se como objetos de análise canções que, conforme apontam as referências bibliográficas, são consideradas populares e largamente reconhecidas pelo público ouvinte no contexto sulino, construindo-se produtos da cultura de massa. As canções selecionadas no corpus deste trabalho são selecionadas a partir da obediência aos seguintes critérios: compostas ou gravadas por José Cláudio Machado, um dos artistas mais populares do tradicionalismo gaúcho; referência à figura masculina nas letras; canções gravadas por grupos ou intérpretes que obtiveram destaque junto ao público. A pesquisa de caráter bibliográfico limita-se à análise das letras, não destacando a melodia e os arranjos musicais como ponto de reflexão. Na composição das letras dessas canções, a representação da figura masculina parece ser um elemento importante de manutenção de figura masculina ligada ao campo assim como de conservação de valores e pressupostos culturais de gênero e de estereótipos masculinos cultuados desde o século XIX no Rio Grande do Sul, de forma a manter certos traços caracterizadores da valentia, da superioridade e da virilidade do homem gaúcho. Nessa perspectiva, entende-se que a construção da memória da figura masculina está atrelada a uma visão conservadora e patriarcal, o que implica a revalorização do passado cultural.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.