Significação e argumentação
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v42i73.8579Palabras clave:
Significação, Argumentação, Teoria dos Blocos Semânticos.Resumen
Neste artigo, eu me proponho a voltar sobre a questão muito geral da significação das palavras. Que valores efetivamente uma língua associa às palavras e para que servem esses valores na determinação do sentido dos nossos discursos? A resposta atualmente banal é que as palavras descrevem o mundo e que suas significações, sistematicamente expressas, se acrescentam, umas após as outras, para determinar o sentido dos nossos discursos. É essa resposta banal que discutirei. Apoiando-me nos trabalhos de Anscombre e Ducrot, defenderei a hipótese de que a significação das palavras é, não informativa, mas argumentativa. Não quero dizer com isso que falar consiste em um esforço para persuadir. Falar não consiste mais em persuadir do que em descrever o mundo. O que eu afirmo é que falar consiste em construir um texto, em entrelaçar as palavras, em colocá-las em relação, ou, ainda, em apresentá-las como se generalizando ou se exemplificando, ou em opô-las. Falar consiste em construir um texto que, ao entrar num diálogo, ao mesmo tempo, fará eco ao discurso de outro e tornará obrigatória sua resposta. Este artigo constituirá uma apresentação renovada do que eu chamei, de maneira um pouco pomposa, a Teoria dos Blocos Semânticos.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.