A formação de comunidades virtuais e a Web 2.0 e

Auteurs-es

  • Christiane Heemann

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1418

Mots-clés :

Web 2.0. Comunidades virtuais. Inteligência coletiva.

Résumé

Web 2.0 é o termo usado para referir-se à segunda geração da internet que é marcada fortemente pela interação e dinamismo e por conteúdos gerados pelos próprios usuários, criando uma grande personalização. Os usuários na Web 2.0 passam de agentes passivos a agentes altamente ativos que escrevem, criticam e avaliam, e também são criticados e avaliados, gerando uma grande troca de informações, formando, assim, uma enorme rede de comunidades virtuais que compartilha saberes e opiniões. Na Web 2.0, cujos conceitos chave são publicação e participação, blogs, wikis, redes sociais e os sites de compartilhamento unem pessoas muito mais que informação. A Web 2.0 nos leva a pensar em Pierre Lévy e a Inteligência Coletiva (1998), que é um princípio de que as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por toda a sociedade, sendo potencializadas com as tecnologias de informação como a internet.

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Publié-e

2010-07-18

Comment citer

Heemann, C. (2010). A formação de comunidades virtuais e a Web 2.0 e. Signo, 35(59), 255-273. https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1418