Outro lugar para a mulher em Correio feminino, de Clarice Lispector
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v45i84.15384Mots-clés :
Feminino. Feminismo. Correio feminino. Clarice Lispector.Résumé
Os temas do amor e da sedução foram abordados desde a Antiguidade Clássica por diferentes escolas artísticas e perpetuaram-se ao longo da história como assuntos recorrentes, inclusive na contemporaneidade. Neste estudo, objetivamos realizar apontamentos sobre a elaboração do feminino quanto a tais questões, mediante a obra Correio Feminino (2006), de Clarice Lispector. Esse livro corresponde a uma seleção de crônicas publicadas nos jornais Correio da Manhã, O comício e Diário da Noite. A obra foi organizada em cinco seções, valendo-se das regularidades com que a autora busca, no papel de artífice da palavra, elaborar reflexões junto às mulheres sobre a natureza que as constitui. Pensando nisso, analisamos a seção “Aulas de sedução” e discutimos os apontamentos realizados por Lispector sobre o posicionamento da mulher brasileira, das décadas de 1950 e 1960, quando oferece conselhos sobre beleza, moda, sedução e feminilidade. Para tanto, utilizamos as contribuições teóricas de Heloísa Buarque de Hollanda (1992), Lúcia Osana Zolin (2005) e de outros estudiosos.Téléchargements
Références
CAMPOS, M. C. C. Gênero. In. JOBIM, J. L. (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
DELEUZE, G; GUATARI, F. Mil mesetas – capitalismo y esquisofrenia. Valencia: Pre-textos, 2004.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
HOLLANDA, H. B. Os estudos sobre a mulher e a literatura no Brasil: uma primeira avaliação. In: COSTA, A. O; BRUSCHINI, C. (Orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992.
LISPECTOR, C. Correio feminino. In: NUNES, A. M. (Org.). Correio feminino. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
VIANA, L. H. Por uma tradição do feminismo na literatura brasileira. In: Seminário Nacional Mulher e Literatura, 1993, Natal, Anais... Natal: UFRN, Universitária, 1995.
ZOLIN, L. O. Crítica feminista. In: ZOLIN, L. O; BONNICI, T. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2 ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2005.
ZOLIN, L. O. Literatura de autoria feminina. In: ZOLIN, L. O; BONNICI, T. (Orgs.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2 ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.