O exercício musical na poesia de Manuel Bandeira
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17247Mots-clés :
Manuel Bandeira, Literatura, Música, MelopoéticaRésumé
A música se apresenta como agente fundamental na vida e na obra poética de Manuel Bandeira. Poucos autores da literatura brasileira levaram a ambição musical a consequências tão dramáticas dentro do texto ou mesmo projetaram em sua escrita similar vontade partitural. O culto a Euterpe irrompe de várias maneiras na vida do autor de Opus 10: no estudo minucioso de tratados de composição musical; na tentativa, sem muito sucesso, de aprender o piano e o violão; na convivência com grandes compositores que musicaram poemas seus, no refinado exercício de cronista musical, tarefa que desempenhou com magnífica desenvoltura crítica. É nos seus textos poéticos, no entanto, que a atividade musical se sobressai com maior proeminência. O presente artigo tem por objetivo abordar algumas dessas incursões musicais em A Cinza das Horas, livro de estreia do poeta pernambucano. Através de uma abordagem formal dos poemas "À beira d'água", "Ruço" e "Desencanto", mostraremos como o Bandeira comove a linguagem para se reportar ao universo da música.
Palavras-chave: Manuel Bandeira. Literatura. Música. Melopoética.
Téléchargements
Références
BANDEIRA, Manuel. De Poetas e de Poesia. Rio de Janeiro, Cadernos de Cultura/ MEC, 1967. 140 p.
_________. Estrela da Vida Inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 461 p.
BEETHOVEN, Ludwig van. Klaviersonaten, Band II. Klavier. München: Henle, 1976. 1 partitura. 338 p.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969. 162 p.
POE, Edgar Allan. Poetry and Tales. New York: The Library of America, 1984. 1408 p.
POMORSKA, Krystyna. Formalismo e Futurismo. A teoria formalista russa e seu ambiente poético. São Paulo: Perspectiva, 1972. 169 p.
TOVEY, Donald Francis. A Companion to Beethoven's Pianoforte Sonatas. London: The Associated Board of the Royal School of Music, 1998. 286 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.