Estratégias de leitura literária no processo de alfabetização: contribuições para a formação de leitores
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19417Mots-clés :
Estratégias de leitura, Leitura literária, Alfabetização, Formação de leitoresRésumé
Partimos da premissa de que a leitura é um processo permanente de interação entre leitor e texto, em que os sujeitos se apoiam tanto em determinadas finalidades que guiam a leitura como em seus conhecimentos e experiências prévias, com a finalidade de produzir sentidos e compreender efetivamente os textos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo identificar como a leitura literária, a partir da proposta das estratégias, pode contribuir para o processo de compreensão leitora de crianças em fase de alfabetização. Para isso, a investigação proposta configura-se em uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, a partir da aplicação de atividades de leitura, durante o ano letivo de 2022, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal, localizada no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Como base teórica destacamos os estudos de Solé (1998) referentes às estratégias de leitura e de Girotto e Souza (2010) no que concerne às estratégias direcionadas especificamente a leitura literária. Os resultados da pesquisa revelam a importância do planejamento de ações pedagógicas que favoreçam as estratégias de leitura literária em contexto educativo, pois tais estímulos contribuem para o processo de compreensão da leitura pelas crianças, favorecendo significativamente a formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos.
Téléchargements
Références
ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R. J. de et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 13-44.
BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 14. ed. São Paulo: Paulinas, 2012. 22 p.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 102 p.
FRANÇA, M. O pega-pega. Ilustrações Eliardo França. 19. ed. São Paulo: Ática, 2016. 16 p. Coleção Gato e Rato.
GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 45-114.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 17. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e escrita. Revista Signótica, Goiás, v. 9, n. 1, p. 119-145, jan. /dez. 1997.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 2010.
PRESSLEY, M. Reading instruction that works: The case for balanced teaching. 2. ed. Nova York: Guilford. 2002.
SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, São Paulo, v. 29, p. 96-100, fev. 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 194 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.