Estratégias de leitura literária no processo de alfabetização: contribuições para a formação de leitores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19417

Mots-clés :

Estratégias de leitura, Leitura literária, Alfabetização, Formação de leitores

Résumé

Partimos da premissa de que a leitura é um processo permanente de interação entre leitor e texto, em que os sujeitos se apoiam tanto em determinadas finalidades que guiam a leitura como em seus conhecimentos e experiências prévias, com a finalidade de produzir sentidos e compreender efetivamente os textos. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivo identificar como a leitura literária, a partir da proposta das estratégias, pode contribuir para o processo de compreensão leitora de crianças em fase de alfabetização. Para isso, a investigação proposta configura-se em uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando como procedimento técnico e investigativo a observação sistemática, a partir da aplicação de atividades de leitura, durante o ano letivo de 2022, em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal, localizada no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Como base teórica destacamos os estudos de Solé (1998) referentes às estratégias de leitura e de Girotto e Souza (2010) no que concerne às estratégias direcionadas especificamente a leitura literária. Os resultados da pesquisa revelam a importância do planejamento de ações pedagógicas que favoreçam as estratégias de leitura literária em contexto educativo, pois tais estímulos contribuem para o processo de compreensão da leitura pelas crianças, favorecendo significativamente a formação de leitores autônomos, críticos e reflexivos.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Estágio Pós-Doutoral na Universitat de Barcelona. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFLA. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE-UFLA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9469-2962

Keila Montes Pereira Rodrigues, Instituto Educacional Aprova: Nepomuceno, MG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Licenciatura em Pedagogia pela UFLA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE-UFLA). Orcid:

https://orcid.org/0000-0002-1746-9943

Références

ARENA, D. B. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA, R. J. de et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 13-44.

BELINKY, T. A cesta de dona Maricota. 14. ed. São Paulo: Paulinas, 2012. 22 p.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 102 p.

FRANÇA, M. O pega-pega. Ilustrações Eliardo França. 19. ed. São Paulo: Ática, 2016. 16 p. Coleção Gato e Rato.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. de. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de et al. (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 45-114.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 17. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022.

MARCUSCHI, L. A. Oralidade e escrita. Revista Signótica, Goiás, v. 9, n. 1, p. 119-145, jan. /dez. 1997.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 19. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 2010.

PRESSLEY, M. Reading instruction that works: The case for balanced teaching. 2. ed. Nova York: Guilford. 2002.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, São Paulo, v. 29, p. 96-100, fev. 2004. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 194 p.

Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Goulart, I. do C. V., & Rodrigues, K. . M. P. (2024). Estratégias de leitura literária no processo de alfabetização: contribuições para a formação de leitores. Signo, 49(96), 122-136. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19417

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e