O extraordinário em metamorfose: uma análise da reconfiguração do imaginário nas narrativas do Caso Kliemann

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20004

Mots-clés :

imaginário, midiatização, sentido, reconfiguração, Caso Kliemann

Résumé

O artigo aponta as inferências às quais chegamos ao investigarmos o que ocorre a uma classe de sentidos chamada de imaginário, fruto de processos inerentes à subjetividade humana, quando materializada, na forma de narrativas, em dispositivos de mídia. A pesquisa propõe imbricações entre as teorias do imaginário e a epistemologia da midiatização, a partir da qual se entende que o sentido, uma vez materializado, fica à mercê de reconfigurações conforme mudanças históricas, sociais e geográficas, que inserem o enunciador e o interpretante em contextos distintos. Diante disso, o que nos intrigou foi o que ocorre ao imaginário, uma classe tão peculiar de sentidos, quando materializado. O corpus de pesquisa adotado em nossa investigação foram as narrativas jornalísticas do Caso Kliemann, episódio ocorrido no Rio Grande do Sul nos anos 1960, que foram tensionadas em relação a uma narrativa contemporânea sobre os mesmos fatos, como forma de verificar, na análise entre enunciados materializados em épocas distintas, as reconfigurações do imaginário.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Ricardo Luís Düren, Unisc

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), como bolsista Capes. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc, como bolsista Capes. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unisc. Foi professor do Curso de Comunicação Social da Unisc. Diplomado em dois cursos oferecidos por instituições estrangeiras: Los alcances del crimen organizado: El ejercicio del periodismo frente a la violência (EAD, Universidad Nacional Autónoma de México, 2010) e Curso para periodistas en zonas hostiles, patrocinado por la Sociedad Interamericana de Prensa (Centro Argentino de Entrenamiento Conjunto para Operaciones de Paz, Buenos Aires, 2005). Pesquisa complexificações que emergem a partir de relações de dialogia estabelecidas entre jornalismo e literatura, bem como, imbricações entre as epistemologias da midiatização e do imaginário. Tem 25 anos de experiência profissional na prática jornalística, tendo atuado em fotografia, diagramação, reportagem, rádio, edição e chefia de reportagem. Conquistou oito prêmios estaduais de jornalismo, dentre os quais, uma segunda colocação no Prêmio ARI. Ex-editor executivo do jornal Gazeta do Sul, atualmente integra a equipe de editores do jornal Zero Hora/Grupo RBS.

Fabiana  Quatrin Piccinin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Jornalismo em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Letras - Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como professora do Departamento de Jornalismo. É professora e pesquisadora do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Jornalismo (UFSC). É bolsista produtividade (CNPQ). 

Références

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DAMA DE VERMELHO foi vista saindo do local do crime. Diário de Notícias, Porto Alegre, 23 jun. 1962. p 1.

DE GRANDI, Celito. Caso Kliemann: a história de uma tragédia. Porto Alegre: Literaris/Edunisc, 2010.

DISCURSO DO DEPUTADO. Última Hora, Porto Alegre, 26 out. 1962. p. 9.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Tradução de Carlos Aboim de Brito. Lisboa, Edições 70, 1993.

DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Tradução de Renée Eve Levié. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

FAUSTO NETO, Antônio. Como as linguagens afetam e são afetadas na circulação? In. BRAGA, José Luiz et al. (Org.). Dez perguntas para a produção do conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2013. p. 43-64.

FAUSTO NETO, Antônio. Circulação: trajetos conceituais. Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas. Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 2, p 8-40, dezembro 2018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/ index.php/ rizoma/article/view/13004/7731. Acesso em: 18 jun 2019.

FRYE, Northrop. Fábulas de identidade: ensaios sobre mitopoética. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. 288 p.

JOCKYMANN, Sérgio. Há uma mulher que sabe tudo. Última Hora, Porto Alegre, 6 jul. 1962. p. 8-9.

JUNG, Carl G.. Chegando ao inconsciente. In: JUNG, Carl G. (Org.). O homem e seus símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 19-103.

LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria dos sistemas. Tradução de Ana Cristina Arantes Nasser. Petrópolis: Vozes, 2011. 414 p.

MAFFESOLI, Michel. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Tradução de Aluizio Ramos Trinta. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MENEZES, Floriano Peixoto Karan. Discurso na Rádio Santa Cruz. 1963. Arquivo de áudio mp3 (1,53 min).

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: O espírito do tempo 1 - neurose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. 204 p.

SILVA, Juremir Machado da. Diferença e descobrimento: o que é imaginário? (A hipótese do excedente de significação). Porto Alegre: Sulina, 2017.

SOSTER, D. A. et al. Os circuitos múltiplos e as zonas intermediárias de circulação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM MIDIATIZAÇÃO E PROCESSOS SOCIAIS, 2018, São Leopoldo. Anais… São Leopoldo: UNISINOS/Casa Leiria, 2018. Disponível em: https://midiaticom.org/anais/ index.php/seminario-midiatizacao-artigos /article/view/203. Acesso em: 05 mar. 2020.

VERÓN, Eliseo. A produção do sentido. Tradução de Alceu Dias Lima et al. São Paulo:

Cultrix/Editora da Universidade de São Paulo, 1980. 238 p.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. Tradução de Vanise Dresch. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2005. 286 p.

VERÓN, Eliseo. La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós, 2013. 448 p.

Téléchargements

Publié-e

2025-02-18

Comment citer

Düren, R. L., &  Quatrin Piccinin, F. (2025). O extraordinário em metamorfose: uma análise da reconfiguração do imaginário nas narrativas do Caso Kliemann. Signo, 50(97), 92-105. https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20004