O ressoar de vozes no processo criativo do discurso publicitário: uma análise interdiscursiva

Auteurs-es

  • Fabio Hansen

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2120

Mots-clés :

Discurso publicitário. Processo criativo. Interdiscurso. Heterogeneidade. Vozes.

Résumé

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo criativo do discurso publicitário na perspectiva teórica da linguagem, a partir da Análise de Discurso (AD). Nossa intenção incide em examinar de que modo funciona a heterogeneidade no processo criativo do discurso publicitário. O objetivo deste artigo é analisar como outras vozes provenientes do interdiscurso ressoam no processo criativo do discurso publicitário. Para cumprir tal objetivo, recortamos sequências discursivas produzidas a partir da observação de um processo criativo em uma agência de propaganda e por meio de entrevistas com publicitários participantes do processo criativo. A reflexão teórica está centrada na noção de interdiscurso e sua interface com a comunicação. Assim, demonstramos como outras vozes irrompem e produzem sentido no processo criativo do discurso publicitário. Logo, atravessado pela exterioridade e pela heterogeneidade de vozes, consideramos o processo criativo da ordem da repetição do já-dito.

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Publié-e

2011-07-01

Comment citer

Hansen, F. (2011). O ressoar de vozes no processo criativo do discurso publicitário: uma análise interdiscursiva. Signo, 36(61), 139-159. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2120

Numéro

Rubrique

O texto e o discurso