Emprego da técnica cloze como instrumento para melhorar o desempenho em leitura

Auteurs-es

  • Ana Maria Esteves Bortolanza
  • Maria Amélia de Castro Cotta

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2912

Résumé

Este estudo tem por objetivo mostrar que a técnica cloze pode ser um instrumento eficiente para melhorar o desempenho em leitura de alunos no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com um grupo experimental (grupo A) de 12 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. O grupo experimental participou de atividades de leitura por meio de doze testes-cloze. Os resultados foram comparados com o desempenho de um grupo de controle (grupo B), também composto por 12 alunos, da mesma escola e ano escolar. O grupo experimental respondeu a 3 testes-cloze semanais no período de um mês, perfazendo o total de 12 testes-cloze, enquanto o grupo de controle participou apenas do último teste-cloze. Os textos utilizados para aplicar os testes-cloze foram contos tradicionais extraídos de uma coleção, “Histórias da carochinha”, em três volumes, publicados pela editora Ática. O suporte teórico para a fundamentação deste estudo foi o modelo de testagem de hipóteses de Goodman (1967), que define a leitura como uma atividade de interação entre pensamento e linguagem, atividade em que o leitor reconstrói o significado de um texto utilizando-se de estratégias básicas durante a leitura. Os resultados obtidos mostraram que a técnica cloze pode ser eficiente para a melhoria do desempenho em leitura, possibilitando aos alunos dos primeiros anos do ensino fundamental superarem dificuldades de leitura, ao desenvolverem suas estratégias cognitivas e metacognitivas de compreensão no processo de leitura.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2012-07-05

Comment citer

Bortolanza, A. M. E., & Cotta, M. A. de C. (2012). Emprego da técnica cloze como instrumento para melhorar o desempenho em leitura. Signo, 37(63), 69-89. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2912

Numéro

Rubrique

Dificuldades no aprendizado e processamento da leitura