Análise vigoskyana do filme O Enigma de Kaspar Hauser

Auteurs-es

  • Andréia dos Santos Sachete UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Valéria Silveira Brisolara

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4180

Résumé

A história de Kaspar Hauser foi retratada em filme pelo autor Werner Herzog. Este filme apresenta uma criança selvagem, encarcerada, sem nenhum contato verbal ou social até por volta de seus 16 anos. Esta criança, quando levada a uma comunidade alemã, passa a ser objeto de curiosidade e estudo, devido a não conseguir se expressar, conceituar, raciocinar, ou até mesmo diferenciar sonho de realidade. Durante sua convivência nesta comunidade, pôde ser observado o seu desenvolvimento na linguagem e sua socialização. Este artigo reflete sobre o desenvolvimento linguístico e social de Kaspar Hauser, sob o viés do sócio-interacionismo vygotskiano. Destaca-se que, a interação com outro indivíduo foi essêncial para o desenvolvimento e aprendizagem do protagonista do filme.

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Biographie de l'auteur-e

Andréia dos Santos Sachete, UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestranda em Letras- UniRitter

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Publié-e

2013-07-04

Comment citer

Sachete, A. dos S., & Brisolara, V. S. (2013). Análise vigoskyana do filme O Enigma de Kaspar Hauser. Signo, 38(65), 114-124. https://doi.org/10.17058/signo.v38i65.4180

Numéro

Rubrique

Artigos – vol. 38, nº 65, 2013