Cultura popular nos arquivos de Mário de Andrade: "Na pancada do Ganzá" e os Fundos Villa-Lobos

Auteurs-es

  • Beatriz Lopes Universidade de Brasília
  • André Luís Gomes

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4644

Mots-clés :

Mário de Andrade. Na pancada do Ganzá. Os Fundos Villa-Lobos. Dialogismo. Cultura popular.

Résumé

Consciente de que vivia em um mundo cada vez mais direcionado para a desaparição das autenticidades culturais, Mário de Andrade almejava levar a termo um projeto de preservação da “autenticidade” da cultura brasileira, por isso ele planeja, esboça, organiza suas recolhas e estudos, e inicia as escrituras de sua “grandiosa” obra, Na pancada do Ganzá. Para os objetivos deste artigo, que apenas se propõe a apontar as possibilidades de um novo diálogo cultural entre Mário de Andrade, artistas e músicos populares, inclusive Pixinguinha, apresentamos uma pequena síntese do que se anuncia na pesquisa de arquivos e obras que referendam o projeto do musicólogo Na pancada do Ganzá e os Fundos Villa- Lobos, acervo poético-musical nele inseridos.

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Biographie de l'auteur-e

Beatriz Lopes, Universidade de Brasília

Departamento de Teoria Literária e Literaturas

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Publié-e

2014-01-03

Comment citer

Lopes, B., & Gomes, A. L. (2014). Cultura popular nos arquivos de Mário de Andrade: "Na pancada do Ganzá" e os Fundos Villa-Lobos. Signo, 39(66), 164-186. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4644

Numéro

Rubrique

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014