Narrativas e conhecimento: um estudo sobre "Desonra", de J. M. Coetzee

Auteurs-es

  • Pamella Tucunduva da Silva

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4876

Mots-clés :

Narrativa. Ficção. Conhecimento. Realidade. Desonra.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de dissertar sobre o tipo de conhecimento proporcionado pelas narrativas ficcionais. Com base nos conceitos de “ficção” propostos por Platão, Aristóteles e Searle (2002), o texto investiga de que maneira é possível adquirir conhecimento a partir de obras ficcionais que fingem a realidade. Para isso, é analisada a trajetória do protagonista do romance Desonra, de J. M. Coetzee (2000). A proposta é investigar de que maneira o personagem passa a se autoconhecer na narrativa e averiguar de que modo suas experiências repercutem no leitor.

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Publié-e

2014-01-03

Comment citer

Silva, P. T. da. (2014). Narrativas e conhecimento: um estudo sobre "Desonra", de J. M. Coetzee. Signo, 39(66), 229-240. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4876

Numéro

Rubrique

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014