Usos do mas no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade

Auteurs-es

  • Sandra Bernardo UERJ e PUC-Rio
  • Naira de Almeida Velozo UERJ e FACHA

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5030

Mots-clés :

Mas. Espaços mentais. Foco.Pressuposição.Contrafactualidade.

Résumé

Análise de ocorrências do conector mas em uma sessão de mediação, etapa de um processo judicial, com vistas a testar hipóteses acerca das configurações de espaços mentais ativadas pelo uso do conector na conversa. Com base nos estudos acerca da linguagem como um Modelo Baseado no Uso (TOMASELLO, 2003a[1999]; FERRARI, 2011), na Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1997) e no conceito de pressuposição, postula-se que o conector mas seja um construtor de espaços mentais que atua no gerenciamento discursivo cancelando implicaturas ou possibilitando a flutuação de pressuposições entre espaços; admite-se também que esse crie espaços contrafactuais; e ainda que seja responsável pelo deslocamento do foco de atenção entre os espaços de uma rede discursiva.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra Bernardo, UERJ e PUC-Rio

Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva, com ênfase na abordagem sociocognitiva e na gramática de construções. Exerce atividade docente nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Produção Textual.

Naira de Almeida Velozo, UERJ e FACHA

Naira de Almeida Velozo é doutoranda em Letras Vernáculas, área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Linguística (2012) e bacharel e licenciada em Letras – Português/Italiano e respectivas Literaturas (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora substituta de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ, professora de Língua Portuguesa do departamento de Teorias e Fundamentos das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), bolsista da Fundação Cecierj/Consórcio CEDERJ, pesquisadora-doutoranda da Fundação Biblioteca Nacional/Programa Nacional de Apoio à Pesquisa e integrante do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (UFRJ).

Téléchargements

Publié-e

2014-07-02

Comment citer

Bernardo, S., & Velozo, N. de A. (2014). Usos do mas no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade. Signo, 39(67), 89-100. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5030

Numéro

Rubrique

Estudos em Cognição e Linguagem