A infância de João Guimarães Rosa: biografia para crianças e literatura para jovens leitores, nasceiro e torrente

Autores

  • Fabiano Tadeu Grazioli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.
  • Alexandre Leidens Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco/PR (UTFPR).
  • Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - (URI), Campus de Frederico Westphalen.

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v42i74.8560

Palavras-chave:

João Guimarães Rosa, memória, escritas contemporâneas.

Resumo

A infância e a vida adulta de João Guimarães Rosa já ganharam as páginas de biografias, memórias e estudos que evidenciam a sua genialidade e, por vezes, ultrapassam o aspecto formal das biografias para o leitor adulto, transformando-se em obras específicas para o público infantil e juvenil. “João, o menino Rosa”, de Lúcia Fidalgo (2011), e “João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado”, de Claudio Fragata (2016), são exemplos dessas ocorrências. A primeira é uma biografia para crianças e a segunda é uma obra literária juvenil inspirada na vida, sobretudo na infância de João Guimarães Rosa. Este artigo, resultante de pesquisa qualitativa de natureza aplicada, procura perceber em que medida os dois autores contemporâneos se colocam em diálogo com algumas publicações de teor memorialístico sobre o autor mineiro. Não se pretendeu refazer o itinerário de pesquisa dos dois autores, embora tenha sido inevitável embarcar nos seus percursos criativos para concluir que, nas suas elaborações, as reminiscências da vida do autor mineiro evidenciadas nas memórias de seu tio, sua filha e de especialistas, estão pulsantes, à espera do leitor infantil e juvenil. Assim, a vida de João Guimarães Rosa não constitui um círculo fechado e intocável, e é nesse sentido que o exercício que se realiza aponta para o aproveitamento de suas memórias na composição da escrita para crianças e jovens na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS.

Doutorando em Letras na Universidade de Passo Fundo/RS (UPF). Mestre em Letras pela mesma universidade. Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS.

Alexandre Leidens, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco/PR (UTFPR).

Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Pato Branco/PR (UTFPR). Orientador de atividades: Letramento, no SESC de Francisco Beltrão/PR.

Tânia Mariza Kuchenbecker Rösing, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - (URI), Campus de Frederico Westphalen.

Doutora e mestre em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora da Universidade de Passo Fundo/RS (UPF) - Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - (URI), Campus de Frederico Westphalen/RS - Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado). Coordenou as Jornadas Literárias de Passo Fundo entre 1981 e 2015. Atualmente, coordena o Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Grazioli, F. T., Leidens, A., & Rösing, T. M. K. (2017). A infância de João Guimarães Rosa: biografia para crianças e literatura para jovens leitores, nasceiro e torrente. Signo, 42(74), 47-56. https://doi.org/10.17058/signo.v42i74.8560

Edição

Seção

vol. 42, nº 74 – Guimarães Rosa