Atenção Compartilhada Clássica Mesclada e Dêixis Multimodal
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12710Palavras-chave:
Atenção Compartilhada Clássica Mesclada. Multimodalidade. Dêixis espacial.Resumo
Neste artigo, temos por objetivo apresentar o conceito de “Atenção Compartilhada Clássica Mesclada”, ACCM (TURNER, 2015). Primeiramente, discutimos o conceito de “Atenção Compartilhada Clássica” (TOMASELLO, 1995, THOMAS; TURNER, 2011), e, em seguida, ilustramos a ACCM utilizando cenas de um vídeo realizado pela youtuber brasileira Jout Jout. Na sequência, discutimos o conceito de dêixis multimodal e apresentamos nossos dados, que consistem em quatro amostras coletadas no Distributed Red Hen Lab. Dois vídeos pertencem a telejornais brasileiros e dois, ao programa de auditório norte-americano “The Daily Show”. Analisamos compostos verbo-gestuais em que os dêiticos espaciais “aqui” e “here” co-ocorrem com gestos manuais e olhares. Os resultados demonstraram que, em exemplos menos prototípicos, em que ocorrem expressões verbais fixas, não há interação com o telespectador. Por outro lado, em exemplos mais prototípicos, os olhares são direcionados ao telespectador, enquanto os gestos manuais são direcionados ao interlocutor imediato.Downloads
Referências
AVELAR, M; FERRARI, L. Integração experiencial e dêixis: O papel discursivo dos gestos. Cadernos de Estudos Linguísticos, v.59, n.1, Campinas, p. 73-89 - jan./abr. 2017.
FAUCONNIER, G.; TURNER, M. The way we think: conceptual blending and the mind’s hidden complexities. New York: Basic Books, 2002.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: Chicago University Press, 1980.
LANGACKER, R. W. (1985). Observations and speculations on subjectivity. Iconicity in syntax, v. 1, p. 109.
MENDES DE OLIVEIRA, M. Linguistic and non-verbal instantiations of classic joint attention and blended classic joint attention in talk shows. Oral presentation. International Conference on Multimodal Communication. Osnabrück, 2017.
MÜLLER, C.: Gestural Modes of Representation as techniques of depiction. In: MÜLLER, C.; CIENKI, A.; FRICKE, E.; LADEWIG, S.; MCNEILL, D.; TESSENDORF, S. (Eds). Body - Language – Communication. v. 1. Berlin/Amsterdam/New York: 2013a, p. 1687-1701.
MÜLLER, C.: Forms and uses of Palm Up Open Hand gestures: a case of a gesture family? In: MÜLLER, C.; CIENKI, A.; FRICKE, E.; LADEWIG, S.; MCNEILL, D.; TESSENDORF, S. (Eds). Body - Language – Communication. v. 1. Berlin/Amsterdam/New York: 2013b, p. 233-256.
PINHEIRO, H. Uma análise multimodal do “aqui” em dados multimodais. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2017.
STEEN, F.; TURNER, M. Multimodal Construction Grammar. In: Borkent, M., Dancygier, B., Hinnell, J. (eds.) Language and the Creative Mind. Stanford: CSLI Publications/ University of Chicago Press, 2013.
SWEETSER, E. Viewpoint and multimodality. Oral presentation. 6th Conference on Metaphor in Language and Thought. Salvador, 7 October 2017.
TEIXEIRA, M.; OLIVEIRA, M. Por uma tipologia funcional dos marcadores discursivos com base no esquema construcional Verbo Locativo. Veredas (UFJF. Online), v. 16, p. 19-35, 2012.
TURNER, M. Multimodal form-meaning pairs for blended classic joint attention Linguistics Vanguard, v. 3, n.1, 2017.
THOMAS, F. N.; TURNER, M. Clear and simple as the truth: writing classic prose. Princeton University Press, 2011.
TOMASELLO, M. Joint attention as social cognition. Joint attention: Its origins and role in development, 1995, p. 103-130.
TURNER, M. Blending in Language and Communication. In: Dąbrowska, E. and Divjak, D (Eds.) Handbook of Cognitive Linguistics. Berlin: De Gruyter Mouton, 2015, p. 211-232.
TOLEZANO, J. Um bando de tapa na cara. [Video file]. Retrieved from https://www.youtube.com/watch?v=r-tuxDWfEpE. Date of access: 20 October 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.