Afasia no contexto da pandemia: atividades de linguagem desenvolvidas pelo Zoom e Whatsapp
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17370Resumo
Resumo: Levando em conta as dificuldades enfrentadas por sujeitos afásicos na produção e compreensão de enunciados, tanto orais quanto escritos, este estudo tem como objetivo discutir os impactos positivos do trabalho contínuo, utilizando Zoom e WhatsApp, durante o período de pandemia, no desenvolvimento de atividades de linguagem com GB , uma jovem afásica, que frequenta o Centro de Afásicos (Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp). O estudo longitudinal é apoiado por uma pesquisa de doutorado em andamento, desenvolvida pelo Grupo de Estudos da Linguagem sobre Envelhecimento e Patologias. O presente artigo segue os princípios teórico-metodológicos baseados na neurolinguística enunciativo-discursiva (Coudry, 1986, 1988) com foco em pesquisas qualitativas e estudos de caso. Com base também na neuropsicologia de Luria (1981, 1986) e de Vygotsky (2000 [1984]), o cérebro é entendido como um sistema que opera a partir da atividade conjunta e integrada de unidades funcionais, enfatizando as relações sociais mediadas por símbolos culturalmente desenvolvidos. Além disso, as categorias bakhtinianas (Novaes-Pinto, 1999) permitem analisar os processos dialógicos, considerando contextos efetivos de produção da linguagem, a fim de compreender o impacto do dano neurológico no funcionamento linguístico-cognitivo. Para isso, trazemos alguns recortes de interações virtuais entre o pesquisador (Idb) e GB, enfatizando os trabalhos epi e metalinguísticos que constituem os processos de reorganização discursiva desenvolvidos. Ao fornecer recursos diferenciados, as ferramentas digitais trazem novas possibilidades de criação de estratégias alternativas significativas, gerando uma rede fundamental que traz benefícios aos afásicos, ao mesmo tempo em que se torna objeto de interesse para pesquisas em diversas áreas.
Palavras-chave: Afasias; neurolinguística; leitura; escrevendo; epilinguística
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