Desconstruindo estereótipos e construindo futuros: uma conversa com Nadia Fink, autora das coleções Antiprincesas e Anti-heróis, sobre a leitura como ferramenta para a igualdade de gênero desde a infância
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20167Resumo
A entrevistada desta edição comemorativa da Revista Signo é Nadia Fink, escritora e jornalista argentina, autora das coleções Antiprincesas e Anti-heróis que trazem biografias de personalidades latinoamericanas adaptadas para o público infantil. A conversa com Nadia se deu com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento acerca das obras e dos temas que as envolvem, como gênero, biografia, leitura e infância, com o intuito de agregar à pesquisa de doutorado que analisa exclusivamente os cinco livros das coleções editados no Brasil.
Dessa forma, conversamos com Nadia em dois momentos, o primeiro em 2022 e o segundo em 2024, após a qualificação da nossa tese e consequente evolução da pesquisa. Ao nos depararmos com um conteúdo tão valioso para nós, consideramos que a publicação e divulgação poderia também ser interessante à academia, tanto pelas obras de Nadia quanto pela temática que as circundam. Esperamos poder contribuir com as discussões e reflexões que visam a igualdade de gênero desde a infância e se utilizam da leitura como importante ferramenta na busca por esse objetivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
