Leitura da prosa poética contemporânea

Autores

  • Flávia Brochetto Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v31i0.437

Resumo

A partir do momento em que a infância passa a ser vista como uma fase da vida, a criança começa a receber bens culturais específicos, entre eles uma literatura própria. Nas primeiras obras destinadas ao público infantil, o infante era apenas receptor do texto e quase não aparecia como personagem, porém, com a consolidação do gênero, a criança alcança o lugar de protagonista. Neste texto, investiga-se o modo como duas obras contemporâneas se constroem (Os bolsos do mundo, de Fabiana Tasca, 2003 e Exercício de ser criança, de Manoel de Barros, 1999), a fim de analisar a proposta de leitura que subjaz às mesmas. Tais obras, pela palavra e ilustração, veiculam conteúdos que respeitam os anseios e as perspectivas da criança e expressam, respectivamente, a fantasia do público mirim, que concebe espaços do mundo como bolso que esconde seres, e a relação da menina com seu irmão apontando sonhos inerentes à infância. As duas narrativas, por meio da visualidade e da palavra, privilegiam a interação dos pequenos com o texto e sinalizam a emancipação do leitor e da própria literatura infantil, que assume estatuto de arte.

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Publicado

2008-08-08

Como Citar

Ramos, F. B. (2008). Leitura da prosa poética contemporânea. Signo, 31. https://doi.org/10.17058/signo.v31i0.437