Estratégias cognitivas de compreensão do humor de uma tira cômica
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4599Palavras-chave:
Sentido. Compreensão. Humor. Quadrinhos.Resumo
O objetivo deste texto é elencar as estratégias cognitivas exigidas para a compreensão dos sentidos envolvidos no humor de um espécime textual do gênero tira cômica. Realizamos, primeiramente, uma apresentação dos estudos da construção textual do humor em tiras cômicas. Posteriormente, tratamos do fenômeno da compreensão de textos na perspectiva sociocognitiva da linguagem (VAN DIJK, 2012; KOCH, 2011b), explicitando a pergunta que guia este trabalho. Em seguida, apresentamos e analisamos uma tira cômica da série Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, cartunista brasileiro. Nossas análises se centram na materialidade textual no sentido de apontar os processos cognitivos exigidos para a compreensão textual. Os resultados obtidos sublinham a exigência da interpretação de elementos verbais e não-verbais, da identificação do caráter de comicidade dos elementos semiológicos, do reconhecimento do gênero tira cômica, da evocação de situações por meio dos elementos verbais e não-verbais e da identificação de (in)verossimilhança. Concluímos que essas exigências cognitivas se diferenciam, no entanto, em seu grau de importância para a compreensão do humor na tira, sendo a evocação de cenas por meio dos elementos semiológicos a mais determinante.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.