Malinche: diálogos entre culturas

Autores

  • Maria Luana dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5818

Palavras-chave:

Interculturalidade latino-americana. Literatura mexicana. Constituição identitária.

Resumo

Analisamos a obra Malinche (2006), de Laura Esquivel, destacando o diálogo intercultural que pode ser estabelecido entre as duas culturas que estiveram justapostas no período de colonização da América Espanhola, sem deixar de considerar o potencial transformador de produções literárias. Destacamos a influência da língua no desenvolvimento do contato cultural e, também, a sua incidência no desdobramento de narrativas e contra-narrativas no espaço da hibridização cultural do solo mexicano. Após estas divagações, tentamos assinalar a influência que o diálogo cultural exerce na constituição identitária do povo mexicano, bem como, latino-americano. Essa perspectiva de investigação acabou por reverberar em uma certeza: a existência de um discurso da/para a América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luana dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e, mestrado em andamento pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na área de concentração em Literatura e Práticas Culturais.

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui pós-doutorado pela Universidade de Jaén (Espanha), e, é professora do quadro permanente de docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Santos, M. L. dos, & Pinheiro, A. S. (2015). Malinche: diálogos entre culturas. Signo, 40(69), 33-41. https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5818

Edição

Seção

vol. 40, nº 69 - Lugares na/da narrativa hispano-americana