O uso variável do modo subjuntivo/indicativo em orações completivas: análise contrastiva entre o Ceará e Santa Catarina

Autores

  • Hebe Macedo de Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Tatiana Schwochow Pimpão Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG)

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7173

Palavras-chave:

Subjuntivo. Variação. Comparação. Sociolinguística

Resumo

Com base nos pressupostos metodológicos da Sociolinguística Comparativa (TAGLIAMONTE, 2003), confrontamos resultados de pesquisas acerca do uso variável do presente do modo subjuntivo em orações completivas em dados de fala do Ceará (Cariri e Fortaleza) e de Santa Catarina (Florianópolis e Lages) do Brasil. Em termos gerais, resultados percentuais para verbos não-factivos volitivos não diferem entre as quatro localidades, evidenciando um contexto de uso preferencial do presente do subjuntivo. De outra forma, verbos indiferentes de opinião apresentam variação relativamente equilibrada no Nordeste; no Sul, o contexto mostra-se sensível ao uso do indicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hebe Macedo de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Letras Vernáculas do Curso de Letras da UFC e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC - PPGL.

Tatiana Schwochow Pimpão, Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Professora no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (ILA/FURG), atuando nos cursos de Letras e no curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Desde 2013, coordena o Grupo de Estudos em Funcionalismo Linguístico de Orientação Givoniana (GEFLOG), que reúne acadêmicos dos diferentes cursos de Letras e do curso de especialização.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

de Carvalho, H. M., & Pimpão, T. S. (2016). O uso variável do modo subjuntivo/indicativo em orações completivas: análise contrastiva entre o Ceará e Santa Catarina. Signo, 41(71), 127-138. https://doi.org/10.17058/signo.v41i71.7173

Edição

Seção

Tema Livre