MEU PRIMEIRO ROBÔ

THIAGO REBELATTO OLIVEIRA, FERNANDO MARTINS MOSER, JAN MICHELL PIRES DO NASCIMENTO, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Hoje em dia é muito importante a iniciação tecnológica nas escolas para despertar a curiosidade e proporcionar uma busca de conhecimento aos alunos desde cedo nesta área, que se torna cada dia mais imprescindível, preparando-os e dando noção suficiente para o que está por vir no futuro. Introdução à programação e robótica são apenas exemplos de aplicações para o ensino básico brasileiro e mundial. Contribuindo para tal ideal é que surge o projeto denominado "Meu Primeiro Robô", que consiste em produto capaz de suprir a necessidade de programação e de controle de periféricos (acessórios tecnológicos), permitindo aos alunos criação de uma rotina de comandos como ligar lâmpadas, adicionar motores com direcionamento e ainda controlar o tempo de execução destes comandos. O grupo é composto por estudantes dos cursos de Computação, voluntários e aluno bolsista PUIC, que se reúnem semanalmente em busca de conhecimento técnico e experiência de trabalho. O projeto pode ser dividido em três principais módulos. O primeiro módulo consiste na programação do microcontrolador, que é o responsável por coordenar e controlar todo o dispositivo, ativando e desativando funções solicitadas pelo usuário. O segundo módulo pode ser caracterizado pela criação das peças e organização dos componentes para fornecer uma estrutura simples, porém funcional, proporcionando fácil entendimento e aprendizado, além de aguçar a criatividade dos alunos. As técnicas para ensinar alunos dos Anos Iniciais será a utilização de tonalidades de cores, pelas quais os estudantes visualizarão uma cor relacionada com o tempo de execução, quanto mais forte a cor, maior será o tempo de execução. Já o terceiro módulo consiste na virtualização, a qual se refere à implementação de um software simulador com tutoriais e vídeo-aula que poderão ser utilizados por estudantes preferencialmente do Ensino Médio. Este simulador estará disponível na Internet e será possível de acesso nas residências para que o estudante possa dar continuidade ao trabalho iniciado em aula, conhecendo melhor as ferramentas e se dedicando a exercícios propostos pelo professor. O design do produto obedece padrões educacionais, com técnicas de segurança eletrônica e peças com pontas adaptadas. Este projeto, levando-se em consideração o especificado acima, proporciona aos bolsistas, voluntários e PUIC as vantagens do trabalho em grupo como tomar decisões coletivas com ênfase no desenvolvimento de um produto de baixo custo, dando oportunidade assim às escolas proporcionarem a seus alunos a integração à Robótica educativa, impulsionando a educação tecnológica dentro da sala de aula.


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