O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: DIÁLOGOS COM A MODERNIDADE

Fabiano Rodrigo Dupont, Rodrigo Cristiano Diehl

Resumo


O presente estudo aborda o impacto das novas tecnologias de informação como mecanismo de prevenção ao consumo exagerado, a partir da necessária educação para o consumo na modernidade. Assim, são pontuados e discutidos os principais aspectos que circundam o avanço tecnológico frente ao consumo desenfreado, mas principalmente seus reflexos em crianças e adolescentes. Cotejados estes aspectos, apresenta-se a globalização ligada ao estado de consumo em que se vive, onde lhe são atribuídas as incertezas e inseguranças de todos os indivíduos, e com isso, essa determinada ideia e vontade de consumo incontrolável. E desta forma, ao constatar as insuficiências das políticas públicas atuais, apresenta-se a necessária implementação de uma educação voltada para o consumo consciente como forma de garantir e efetivar direitos fundamentais, uma vez que se mostra essencial que o cidadão seja educado para um mundo do consumo, com a principal finalidade de aumentar o nível de consciência dos indivíduos para que possam enfrentar os obstáculos do mercado atual.


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