A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMO UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA

Luciane Andressa Zimmer Linck, Marta Helena Tessmann

Resumo


A importância dos direitos humanos e da educação para os direitos humanos na formação inicial de professores como uma perspectiva de exercício da cidadania é o tema central do presente projeto. Este tema surgiu a partir da vivência da autora junto à escola pública, especialmente, na esfera municipal e estadual.

Por muitas vezes se observa a inabilidade dos profissionais da educação para tratar de determinados assuntos, que são impostos como posicionamentos políticos ou, simplesmente, são desconhecidos em sua essência, em consequência disso, o senso comum ou o medo em se falar em assuntos polêmicos leva ao tratamento errôneo ou equivocado de determinadas temáticas.

Junto a estas constatações se alia o atual contexto social e político em que está imerso o país, onde a cada dia se percebe novas distorções no que concerne a real significação e espírito dos direitos humanos, o que fomenta, de forma cada vez mais eficaz, uma onda de ódio e violência em todos os níveis sociais.

Talvez este seja um dos temas que mais desperte polêmica junto ao senso comum da nossa sociedade.A sociedade, em especial a atual, através da falta de conhecimento técnico-científico e da influência da mídia de massa nada isenta, acredita que os direitos humanos são direitos destinados especialmente a criminosos comuns, estes historicamente pertencentes às classes mais pobres da sociedade e por tal motivo generalizadas e marginalizadas. “Nosso país é campeão na desigualdade e má distribuição de renda, as classes populares são geralmente vistas como classes perigosas” (BENEVIDES, 2013, p. 04). A frase ‘direitos humanos para humanos direitos’ tem se tornado cada vez mais popular e é reproduzida, sem qualquer constrangimento, por grande parte da população, expondo, da pior forma, toda fragilidade e desconhecimento sobre o tema.

“Os direitos humanos estão no centro da problemática das sociedades contemporâneas. Afirmados e continuamente violados são referência para a construção de sociedades humanas e democráticas”(Candau 2012, p. 715).  Assim, o desafio está em integrar uma educação voltada para os direitos humanos à prática do ensino escolar e, deste modo, atingir uma formação integral do aluno, que transcenda os conhecimentos técnicos presentes no currículo.

Desta forma, a educação, com seu caráter emancipatório, tem o dever de buscar uma mudança na realidade social apresentada e não se abster de debate de tamanha importância. É preciso educar para os direitos humanos!

Assim, para que possamos pensar os direitos humanos sob seus aspectos e sobre todos os desdobramentos advindos deles é necessário que reflitamos sobre o que, realmente, são os direitos humanos. E para que essa reflexão seja efetiva e que tenha capacidade de fazer algum tipo de mudança social, ela deve ocorrer a partir dos bancos escolares, dos menores níveis para os maiores, iniciando desde a educação infantil e expandindo-se para as demais etapas educacionais.

A presente proposta busca destacar a importância de uma formação docente sólida e de qualidade, que se centre em valores humanos e de respeito à diversidade, para os alunos, que leve a uma transformação da realidade social, partindo de um processo educativo integral e emancipatório, engajado na busca por uma sociedade mais coerente e justa. Esta formação não deve ater-se apenas às práticas pedagógicas ou às técnicas de ensino, mas deve contemplar também o ser humano e a humanidade, que desenvolva valores e vise o trabalho como princípio educativo e que, por fim, lhes capacite de forma a não atuarem nos conflitos inicialmente relatados de forma rasa e equivocada, reforçando as bases de uma sociedade a cada dia mais excludente.

Educar para os direitos humanos se mostra urgente e necessário diante do cenário social atual e, para tanto, acredita-se que, desenvolvendo uma prática pedagógica voltada para a perspectiva humanista de respeito ao outro e a sua liberdade desde as séries iniciais nas escolas, se possa alcançar, a curto e longo prazo, a mudança esperada. É preciso Educar para os Direitos Humanos!

 

Palavras-chave:educação; direitos humanos; cidadania; formação pedagógica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2965-0615