A relevância do PIBID para a formação inicial de professores/pesquisadores

Elen Fabiane Garrot Pinheiro, Bianca Barcelos Oliveira, Simone Aires da Silva, Renati Fronza Chitolina

Resumo


Esta pesquisa discorre sobre as experiências pedagógicas possibilitadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), que proporciona às acadêmicas/bolsistas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM), experienciar a prática e a realidade do cotidiano escolar durante o processo de formação inicial de professores no envolvimento através das atividades, projetos e oficinas na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco, em Três de Maio, RS. O objetivo da pesquisa é identificar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores com ênfase na pesquisa, visto que este tem possibilitado às bolsistas permanecerem em contato com os alunos das escolas de Educação Básica, proporcionando refletir, planejar e organizar a prática pedagógica, de maneira dialógica, com os professores, supervisores e equipe diretiva. Portanto, a união entre teoria e prática é promovida e intensificada a partir do diálogo entre a universidade (através de Coordenadores de Área e Bolsistas) e a escola de Educação Básica. Através de uma abordagem qualitativa e o procedimento de pesquisa-ação, foi possível analisar os dados produzidos a partir dos relatos das experiências pedagógicas realizadas, registradas em um diário de bordo e caderno de planejamento. Primeiramente, fez-se um levantamento de dados dos alunos, suas dificuldades, comportamento e habilidades, iniciando o processo de pesquisa. Estes registros tornam-se imprescindíveis para fundamentar, compartilhar e refletir sobre as ações a serem desenvolvidas. O diário de bordo é uma ferramenta utilizada para relatar as atividades desenvolvidas. Anotam-se as observações, planejamentos, práticas e também as reflexões sobre os diferentes processos de aprendizagem e experiências vividas pelas bolsistas. Posteriormente é possível articular e saber o que adequar ou melhorar para as próximas atividades. Esta escrita é essencial e pessoal, caracteriza o crescimento de cada bolsista, permite perceber as conquistas, os desafios, angústias e cada avanço alcançado. Assim, a reflexão e a dialética favorecem para uma formação crítica e meticulosa, pois transformam a prática com o tempo, contribuindo para o amadurecimento do futuro professor. Portanto, nota-se que o PIBID tem assegurado condições para a integração entre os acadêmicos, as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica, promovendo contínuas trocas de saberes. A partir desta interlocução, acontece a constituição e qualificação do professor, oportunizando tornar-se reflexivo, que planeja, organiza o espaço e tempo, com escuta sensível, ético, pesquisador e crítico.

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