A relevância do PIBID para a formação inicial de professores/pesquisadores
Resumo
Esta pesquisa discorre sobre as experiências pedagógicas possibilitadas por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), que proporciona às acadêmicas/bolsistas do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Três de Maio (SETREM), experienciar a prática e a realidade do cotidiano escolar durante o processo de formação inicial de professores no envolvimento através das atividades, projetos e oficinas na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco, em Três de Maio, RS. O objetivo da pesquisa é identificar as contribuições do PIBID para a formação inicial de professores com ênfase na pesquisa, visto que este tem possibilitado às bolsistas permanecerem em contato com os alunos das escolas de Educação Básica, proporcionando refletir, planejar e organizar a prática pedagógica, de maneira dialógica, com os professores, supervisores e equipe diretiva. Portanto, a união entre teoria e prática é promovida e intensificada a partir do diálogo entre a universidade (através de Coordenadores de Área e Bolsistas) e a escola de Educação Básica. Através de uma abordagem qualitativa e o procedimento de pesquisa-ação, foi possível analisar os dados produzidos a partir dos relatos das experiências pedagógicas realizadas, registradas em um diário de bordo e caderno de planejamento. Primeiramente, fez-se um levantamento de dados dos alunos, suas dificuldades, comportamento e habilidades, iniciando o processo de pesquisa. Estes registros tornam-se imprescindíveis para fundamentar, compartilhar e refletir sobre as ações a serem desenvolvidas. O diário de bordo é uma ferramenta utilizada para relatar as atividades desenvolvidas. Anotam-se as observações, planejamentos, práticas e também as reflexões sobre os diferentes processos de aprendizagem e experiências vividas pelas bolsistas. Posteriormente é possível articular e saber o que adequar ou melhorar para as próximas atividades. Esta escrita é essencial e pessoal, caracteriza o crescimento de cada bolsista, permite perceber as conquistas, os desafios, angústias e cada avanço alcançado. Assim, a reflexão e a dialética favorecem para uma formação crítica e meticulosa, pois transformam a prática com o tempo, contribuindo para o amadurecimento do futuro professor. Portanto, nota-se que o PIBID tem assegurado condições para a integração entre os acadêmicos, as instituições formadoras e as escolas de Educação Básica, promovendo contínuas trocas de saberes. A partir desta interlocução, acontece a constituição e qualificação do professor, oportunizando tornar-se reflexivo, que planeja, organiza o espaço e tempo, com escuta sensível, ético, pesquisador e crítico.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.