APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
Introdução: O estudo em questão se trata de um relato baseado em uma ação realizada em sala de aula, usando metodologias específicas para o desenvolvimento do ensino aprendizagem, mostrando como essas práticas podem auxiliar no ensino de conteúdos complexos e abstratos da disciplina. Fundamentação teórica: Embasamos o nosso trabalho em literaturas que apresentassem o uso e os benefícios de recursos didáticos no intuito de trabalha metodologias que diminuíssem a exposição de aulas tradicionalistas, propiciando o entendimento e a motivação em busca do saber. Metodologia: O jogo aplicado foi o stop, com a estrutura em forma de tabela, onde são preenchidos os substantivos determinados em cada coluna. O objetivo dessa ação era que os alunos se familiarizassem como são constituídos os conjuntos, e consequentemente como são definidos subconjuntos, e quais as necessidades desse processo de juntar coisas semelhantes em ordem de conjuntos. Usamos métodos que exigem raciocínio lógico e facilitassem na hora da resolução das operações. Sendo eles a tabuada do dois ao nove envolvendo a base decimal fazendo com que ele pudesse ter uma percepção dela como algo mais lógico. E a tabela pitagórica contendo na horizontal e na vertical os números de um ao dez e campos vazios, então disponibilizamos alguns resultados, que eram apenas os números que são o quadrado perfeito, e instigamos os alunos a descobrirem qual era a operação, e como1Graduando, bolsista do PIBID, Matemática/ Colégio Estadual Idalina de Paula, IFTO Campus Paraíso do Tocantins.2Mestre, coordenadora do PIBID, , Matemática/ Colégio Estadual Idalina de Paula IFTO Campus Paraíso do Tocantins.3Graduando, ex-bolsista do PIBID, Matemática/ Colégio Estadual Idalina de Paula, IFTO Campus Paraíso do Tocantins.funciona o processo. Resultados: Então concluímos é preciso estimular a importância de estudar matemática. O uso da criatividade se porta como um agente motivador para o aprendizado, pois possibilita a construção de vários métodos para resolução de problemas. Com isso os alunos visualizam que existem outros caminhos menos complexos para compreender e essa estratégia tem gerado o aprendizado das ciências exatas de uma maneira mais dinâmica e divertida.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.