Biblioteca escolar: um espaço acessível de formação leitora

Ângela Cogo Fronckowiak, Cristiane Dall’ Cortivo Lebler, Kadine Saraiva de Carvalho, Reinaldo Valdez Rodrigues da Silveira, Taís Milene Rusch

Resumo


O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC possibilita que nos tornemosprofissionais mais qualificados e com pensamento crítico em relação a nós mesmos no que dizrespeito à profissão de educador. Como futuros professores, vimos a necessidade de refletirmosseriamente sobre o papel da biblioteca dentro da escola e sua significação, sobre a importânciada leitura na formação dos estudantes. É necessário que ela se torne um espaço de integração,que nela sejam criados projetos de promoção da leitura e que toda a comunidade escolar sejaresponsável por esses processos. Em 2016, começamos a trabalhar na gestão da biblioteca daEscola Estado de Goiás, localizada no centro da cidade de Santa Cruz do Sul. A princípio, nosempenhamos em revitalizar o espaço físico da biblioteca. Atualmente, acontece, no local,contação de histórias com os estudantes do currículo, favorecendo o letramento amplo eliterário. Além disso, buscamos fazer uma seleção dos livros e revistas indicados aos estudantesdos anos iniciais. Nosso desejo é que os estudantes se apropriem dos textos lidos através dodizer. De acordo com Elie Bajard (2001), o dizer pode ser uma atividade comunicativa oral quecoloca um texto escrito em jogo. Assim, apreende-se que não se pode ler um texto sem construirsentidos, muito menos escrever sem produzir textos. Com a nossa atuação na escola, abiblioteca passou a ser mais frequentada; desenvolvemos atividades com todas as turmas docurrículo, fazemos contação de histórias, leituras de poemas, exposições com trabalhos criados1 Dr.ª em Educação, Coordenadora do Subprojeto Letras Português, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.2 Dr.ª em Letras, Coordenadora do Subprojeto Letras Português, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.3 Graduanda em Letras Português/Inglês, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras Português,E.E.E.M. Estado de Goiás, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.4 Graduando em Letras Inglês, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras Português, E.E.E.M. Estado deGoiás, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.5 Graduanda em Pedagogia, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras Português, E.E.E.M. Estado deGoiás, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.pelos alunos. Além disso, auxiliamos na retirada de livros. Esperamos que, com a nossa contribuição e envolvimento, possamos ser mediadores e facilitadores no encontro entre livros e leitores, que possamos levar os alunos a descobrirem, de forma autônoma e livre, as infinitas veredas da leitura e que a biblioteca se torne um lugar verdadeiramente de promoção dos saberes. Um espaço que seja uma extensão da sala de aula para professores e alunos, uma ferramenta formadora da consciência crítica e criativa do educando. Que nela, possamos fomentar debates, análises e, sobretudo, que seja um espaço democrático, prazeroso e de crescimento humano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.