Biblioteca Infantil: aprendizado significativo através de novas práticas de leitura

Márcia ristina Kaeffer, Olgário Paulo Vogt

Resumo


O resumo tem por objetivo apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas e aplicadas naBiblioteca Infantil do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. O educandário está localizadono Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, RS. As atividades realizadas ocorreram pormeio do Subprojeto Letras/Português e do Subprojeto História do PIBID (ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência) durante o ano de 2017. O PIBID oportuniza aoestudante das licenciaturas vivenciar a realidade em escolas públicas e qualificar suametodologia e práticas pedagógicas, o que muito contribui para sua formação acadêmica eprofissional. O propósito das atividades desenvolvidas visava propiciar, no espaço da BibliotecaInfantil “Imaginaler”, o contato de alunos com possibilidades diversificadas de leituras que oslevassem a desenvolver o gosto pela leitura, deixando-se envolver pelas propostas oferecidas.Os encontros na biblioteca infantil aconteceram nas terças-feiras pela manhã. Ali,semanalmente, foram atendidos, alternadamente, alunos do primeiro ao quinto ano e os daclasse especial da escola. Inspirado em SOARES (2011), procurou-se conceber a bibliotecacomo um local de imaginação e um lugar para construir e ampliar saberes. Essa noção debiblioteca colide e rompe com aquela que enxerga esse espaço apenas como um repositório ouarmazenador de livros, o que induz a uma subutilização desse espaço no ambiente escolar. Aestratégia principal utilizada foi a contação de histórias infantis e a realização de brincadeiraspara despertar a criatividade dos alunos. A partir das histórias contadas, os alunos fizeramreleituras através de desenhos, dobraduras, encenações e exposições orais. Com odesenvolvimento do projeto, os alunos também passaram a ter liberdade na escolha das obrasque pretendiam manusear. Pode-se concluir que as práticas que foram realizadas estãocolaborando para ampliar autonomia, para despertar o gosto pela leitura, para desenvolver a1 Acadêmica do Curso de Licenciatura em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.2Professor do Departamento de História e Geografia e Coordenador do Subprojeto Históriado PIBID-UNISC.criatividade, para ampliar o aprendizado, para melhorar a linguagem oral e escrita e para integrar os alunos envolvidos no projeto ao ambiente da biblioteca.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.