Conservando o tradicionalismo do sul-rio-grandense
Resumo
O projeto Conservando o tradicionalismo do sul-rio-grandense realizado na Escola Estadual deEnsino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no estado do Rio Grande do Sul nomunicípio de Santa Cruz do Sul, que possui vínculo com a Universidade de Santa Cruz do Sul(Unisc) com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do subprojetointerdisciplinar do curso de História e Geografia, visa conservar os costumes tradicionalistas daregião Sul, sendo eles; a dança e a história do estado como focos principais, construindo assimcom os alunos um novo olhar cultural que muitas vezes tem difícil abordagem em sala de aula.Tem como finalidade aprimorar o conhecimento dos alunos, de uma maneira diferenciada, comatividades dinâmicas, fazemos a utilização de uma sala multiuso, onde ocorrem as aulas práticasde danças, essas práticas são intercaladas com aulas expositiva dialogada através de slides,mostrando as diversas riquezas do nosso estado, fazendo a interação do campo histórico com ocampo geográfico. É de grande relevância para a formação do licenciado ter a oportunidade deestar vinculado ao ambiente escolar, adquirindo experiência. Para suceder tais atividadeutilizamos de materiais como, a caixa de som, notebook, projetor, quadro branco e canetão. Atéo momento concluímos que as atividades aplicadas com turmas de terceiro a quinto ano,apresentam em grande parte resultados satisfatórios, os alunos vêm demostrando grandeempenho e interesse nas aulas. Analisar o que pensam professores e alunos sobre a presença dadança como componente educativo na cultura da escola, pois entendemos que dar visibilidadeaos significados atribuídos por professores e alunos em relação à dança como parte do currículoescolar, nos possibilitará contribuir para discussões que consideram sua potencialidadeeducacional, ou seja, como elemento educativo, artístico e cultural no ensino escolar.Palavras Chaves: História – Geografia – Dança
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.