Desmistificando a química em aulas experimentais com uso de material alternativo
Resumo
Uma das principais missões de um professor é a de desenvolver o conhecimento,independentemente de sua área. Contudo, a maior parte dos alunos do Ensino Fundamental tempouco interesse pela área das Ciências Exatas, permanecendo este desinteresse até concluir oEnsino Médio, pois acabam vendo-a com certo receio sem compreender sua beleza, suasaplicações e sua presença no cotidiano. Especificamente, para a Química, aulas experimentais,facilitam a assimilação do conteúdo a partir da observação da aplicação do mesmo em umexperimento. Ainda, o emprego de materiais alternativos possibilita o acesso tanto deprofessores quanto de alunos a atividades experimentais. Neste sentido, visando desmistificara Química na escola, tendo em vista que os conteúdos são geralmente abordados de formateórica, e muitos alunos mostram desinteresse pela disciplina e pela área, já que não conseguem“ver a química” a partir da teoria, o PIBID-Química-UNISC, da EMEF Menino Deus, SantaCruz do Sul/RS, desenvolveu atividades experimentais utilizando materiais alternativos esimples. Entre as atividades, estão a criação de um reator de hidrogênio, com base na reação dehidróxido de sódio (NaOH) e alumínio (Al), e, de um sistema de destilação. Para tanto, após ocontato com a teoria, os alunos foram instigados a criar o próprio sistema, empregando materiaisalternativos as vidrarias de laboratório. Para o reator de hidrogênio foram empregadasmangueiras, garrafas PET e bexigas de borracha para armazenamento do H2(g), oriundo dareação entre NaOH e Al, enquanto, para o destilador, uma lamparina caseira, à base de álcoolcomercial, serviu como fonte de calor, lâmpadas velhas, em substituição ao balão de fundoredondo e garrafas, mangueiras e cola quente, para a etapa da condensação. Por fim, os doissistemas foram testados experimentalmente. O funcionamento dos mesmos, demonstrou que éviável o uso de material alternativo em aulas experimentais, tornando esta atividade plausível1Graduando, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Química, Escola Municipal deEnsino Fundamental Menino Deus, UNISC2Graduando, Bolsista de Iniciação à Docência, Subprojeto Química, Escola Estadual deEnsino Médio Alfredo José Kliemann, UNISC.3Doutor(a), Coordenadores de Área, Subprojeto de Química, UNISC.até em escolas com poucos recursos financeiros. Ainda, a atividade, com reaproveitamento de material, levou ao desenvolvimento do espírito criativo do aluno, o que não seria possível utilizando um material especial e próprio para a realização de tais experimentos. Ficou evidente que o comportamento dos alunos e o interesse quanto a disciplina de Química mudou completamente. Sua compreensão sobre determinados assuntos é mais ampla e a curiosidade mantém as dúvidas que desenvolvem cada vez mais o conhecimento.Palavras-chave: Ensino de Química. Aulas experimentais. Materiais alternativos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.