Experiências lúdicas no processo de aprendizagem de Língua Espanhola
Resumo
No subprojeto Pibid Língua Espanhola, foram desenvolvidas oficinas com alunos daEscola Estadual Professor Luís Dourado. Durante o trabalho realizado com os estudantes dosquartos anos, utilizamos a cultura como meio de introduzir os mesmos na língua alvo.Enfocamos o desenvolvimento do vocabulário e a cultura espanhola, em que o lúdico teve papelfundamental no processo de aquisição do léxico, sem que houvesse necessidade de umaabordagem estruturalista e normativa. A cultura é um fator fundamental na aprendizagem deuma língua estrangeira, pois possibilita que o discente conheça a posição sociopolítica de outrospaíses de modo que possa assemelhar e diferenciar diversas culturas. Segundo oReferencial Curricular (2009), todos têm direito a aprender línguas estrangeiras, pois esteconhecimento permitirá que compreendam melhor sua realidade, bem como desenvolver umaflexibilidade e autonomia maior para entender o mundo ao seu redor. Partimos da elaboraçãode atividades teóricas para então desenvolver práticas lúdicas, que serviram como motivação eaumentaram o interesse dos aprendizes em relação ao objeto de estudo, como explica Kishimoto(1994). Essas atividades, tais como: jogo da forca, cruzadas, desenho, memória, etc, foramessenciais para o desenvolvimento do restante do projeto, já que elas ampliaram o aprendizadode novos vocábulos que apareceram ao longo das oficinas de língua espanhola. A cada novoencontro que tínhamos com os alunos, elaborávamos atividades diversas para que o interessese mantivesse ao longo do tempo. Trabalhamos com cultura cinematográfica, com os sentidos(tato e visão), com a cultura mexicana (Dia dos Mortos) e com músicas, o que se mostrou muitopositivo. Segundo Bock (1999), a preocupação do ensino tem sido a de criar condições para que oaluno queira aprender. Sem dúvida, não é uma tarefa fácil, afinal, é preciso haver uma necessidadeou desejo. Para o docente há um duplo desafio: identificar a necessidade e apresentar um objetivoadequado para que haja satisfação tanto do professor quanto do aluno. Ao longo do semestre1 Graduanda do curso de Letras Português/Espanhol da UNISC e bolsista do subprojeto Pibid Espanhol.2 Graduanda do curso de Letras Português/Espanhol da UNISC e bolsista do subprojeto Pibid Espanhol.3 Professora Mestre do Departamento de Letras da UNISC e coordenadora do subprojeto Pibid Espanhol .incentivamos uma competição saudável entre meninos e meninas, o que acabou os estimulando a participar ainda mais. Em termos de resultados podemos destacar o envolvimento por parte dos educandos e o uso e aquisição de vocabulário em Língua Espanhola, mostrando, assim, que a abordagem diferenciada fez-se muito positiva. Palavras-chave: Língua espanhola. Cultura. Atividades lúdicas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.