Educação ambiental – relato de uma palestra para alunos do 9° ano do ensino fundamental

Eduardo da Silva Saueressig, Manoel Leonardo Feitosa Neto, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


A dependência dos combustíveis fósseis, dos compostos poliméricos e da energia elétrica, é tamanha, que se torna inviável a existência da sociedade atual sem eles. O uso indiscriminado desses recursos gera resíduos, que quando dispostos no ambiente causarão impacto ambiental direto ou indireto, a curto ou a longo prazo. O comportamento irracional de destinação errada de resíduos, em nível global, traz complicações catastróficas e talvez irreversíveis. Para evitar isso é importante mudar a forma com que ensinamos às crianças sobre o ambiente, quebrar a ideia de dominação do homem sobre a natureza, uma vez que, os humanos estão contidos na mesma, sujeitos às alterações feitas nela. Pensando nisso foi planejada e realizada uma palestra sobre Educação Ambiental para os alunos do nono ano da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário. Esta ocorreu como intervenção vinculada a um trabalho específico que já vinha sendo realizado com os alunos na disciplina de ciências. Neste trabalho, os alunos deveriam planejar um produto que poderia futuramente ser comercializado, com isso, deveriam pensar na forma da produção, mão de obra, processos que deveriam ser utilizados na confecção do produto, entre outros. Neste sentido, a palestra objetivou complementar o trabalho dos alunos, fazendo-os refletir sobre os resíduos gerados no processo, bem como após ser utilizado por seus consumidores, com foco no destino que será dado aos resíduos gerados. Abordando exemplos de catástrofes ambientais, como de Mariana (MG), as causas da proibição dos CFCs, reflexões sobre o aquecimento global e possíveis soluções, finalizando com os 5 R’s. Este último faz parte de um processo educativo que objetiva a mudança de hábitos individuais na busca de reduzir o consumo exagerado e o desperdício. Os alunos demonstraram: receptividade1 Acadêmico do Curso de Física Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista de iniciação à docência PIBID – UNISC.2 Acadêmico do Curso de Física Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul, bolsista de iniciação à docência PIBID – UNISC.3 Docente do Departamento de Química e Física da Universidade de Santa Cruz do Sul, coordenadora da área de Física do PIBID – UNISC.durante a palestra, tendo ocorrido participação constante e discussões inesperadas; noções de causa-consequência maduras, quando lhes foi mostrado o gráfico da taxa de emissão de CO2 ao longo dos anos, conseguindo fazer relações com a revolução industrial; entre outros. Também foi discutido durante a palestra medidas que deveriam ser tomadas para controlar a emissão de gases causadores do efeito estufa, por parte do governo ou por instituições privadas. Ficou muito clara a importância de falar sobre Educação Ambiental com os alunos, na busca de formar cidadão comprometidos com a preservação do planeta.Palavras-chave: Educação Ambiental. Geração de resíduos. Aquecimento global.Keywords: Environmental education. Waste generation. Global warming.

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