Literatura como fonte de introdução ao estudo da história

Mariele Henn Heck

Resumo


O trabalho tem objetivo demonstrar como, em uma biblioteca, podemos fazer surgir o amor pela leitura e também, com o propósito da interdisciplinaridade, já que o subprojeto da bolsista é o interdisciplinar, introduzir temas históricos e transversais para serem trabalhados com as crianças. Com este objetivo, introduzimos na escola Luiz Dourado uma biblioteca lúdica que é destinada somente a alunos da educação infantil, ou seja, destinado somente a crianças. Chama-se “Imagina Ler” e nesta biblioteca além de ser feita a devolução e retirada de livros, até o momento do intervalo, é realizado também, no segundo momento de aula, contação de história com os alunos dentro da biblioteca. Cada semana uma turma é contemplada com leitura de livro e também atividades que inspiram o gosto pelo livro e a criatividade dos alunos. Trabalhando temas como Dinossauros e os contos dos irmãos Grimm, pude alcançar a interdisciplinaridade proposta com o trabalho. Também, podemos concluir que os alunos demonstraram grande interesse pelos temas e conseguiram perceber alguns aspectos históricos nos temas dos livros lidos para a turma.Palavras-chave e Keywords: Biblioteca infantil. Lúdico. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.