O desenvolvimento da leitura através das fichas

Francieli de Bastos Bastos, Rosane Cristine de Azevedo, Cristiane Dall Cortivo Lebler, Ângela Fronckowiak

Resumo


Este resumo busca compartilhar nossas experiências, enquanto bolsistas doSubprojeto Letras Português PIBID/UNISC, com a turma do 3º ano da E.M.E.F.Menino Deus, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul. As oficinas vêmocorrendo nas terças-feiras à tarde, para um grupo de 20 alunos. Buscandodesenvolver a capacidade leitora dos estudantes, optamos em utilizar comoferramenta de auxílio as fichas poéticas, que são cartonas com textos ampliados(poemas ou minicontos) e imagens que não necessariamente tenham relação diretacom o texto, mas sim que despertem a imaginação dos estudantes. Para trabalharcom esse material, nos baseamos nas leituras que realizamos durante as reuniõessemanais do nosso Subprojeto: Ler e Dizer, de Elie Bajard (2001) e AEscolarização da Leitura Infantil e Juvenil, de Magda Soares (2001). SegundoEli Bajard, o dizer não é apenas uma oralização ou uma leitura silenciosa realizadaindividualmente, mas a apropriação daquilo que outrora fora lido e, agora, étransmitido com maior domínio. No primeiro momento, apresentamos as fichasaos alunos que, após um certo estranhamento, logo foram se familiarizando como material. O encantamento com as fichas poéticas leva os alunos a se sentiremmais à vontade para realizar a leitura e o dizer dos poemas. Todas as atividadesque envolveram as fichas poéticas aconteceram dentro na biblioteca. SegundoMagda Soares, o espaço da biblioteca deve ser usado de uma maneira lúdica, paraque a escolarização, que é inevitável, possa acontecer de forma positiva. Otrabalho desenvolvido já vem dando resultados. Podemos observar uma grande1 Graduanda em Letras Português; bolsista PIBID UNISC Letras Português; Escola Menino Deus2 Graduanda em Letras Português/Inglês; bolsista PIBID UNISC Letras Português; Escola Menino Deus3 Professora Doutora do Departamento de Letras; Coordenadora do PIBID UNISC Letras Português4 Professora Doutora em Educação; Coordenadora PIBID UNISC Letras Portuguêsmelhora na leitura e na escrita dos alunos que, além disso, passaram a ter mais segurança para realizar leituras e dizeres em voz alta para os demais colegas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.