O desenvolvimento da leitura através das fichas
Resumo
Este resumo busca compartilhar nossas experiências, enquanto bolsistas doSubprojeto Letras Português PIBID/UNISC, com a turma do 3º ano da E.M.E.F.Menino Deus, localizada na cidade de Santa Cruz do Sul. As oficinas vêmocorrendo nas terças-feiras à tarde, para um grupo de 20 alunos. Buscandodesenvolver a capacidade leitora dos estudantes, optamos em utilizar comoferramenta de auxílio as fichas poéticas, que são cartonas com textos ampliados(poemas ou minicontos) e imagens que não necessariamente tenham relação diretacom o texto, mas sim que despertem a imaginação dos estudantes. Para trabalharcom esse material, nos baseamos nas leituras que realizamos durante as reuniõessemanais do nosso Subprojeto: Ler e Dizer, de Elie Bajard (2001) e AEscolarização da Leitura Infantil e Juvenil, de Magda Soares (2001). SegundoEli Bajard, o dizer não é apenas uma oralização ou uma leitura silenciosa realizadaindividualmente, mas a apropriação daquilo que outrora fora lido e, agora, étransmitido com maior domínio. No primeiro momento, apresentamos as fichasaos alunos que, após um certo estranhamento, logo foram se familiarizando como material. O encantamento com as fichas poéticas leva os alunos a se sentiremmais à vontade para realizar a leitura e o dizer dos poemas. Todas as atividadesque envolveram as fichas poéticas aconteceram dentro na biblioteca. SegundoMagda Soares, o espaço da biblioteca deve ser usado de uma maneira lúdica, paraque a escolarização, que é inevitável, possa acontecer de forma positiva. Otrabalho desenvolvido já vem dando resultados. Podemos observar uma grande1 Graduanda em Letras Português; bolsista PIBID UNISC Letras Português; Escola Menino Deus2 Graduanda em Letras Português/Inglês; bolsista PIBID UNISC Letras Português; Escola Menino Deus3 Professora Doutora do Departamento de Letras; Coordenadora do PIBID UNISC Letras Português4 Professora Doutora em Educação; Coordenadora PIBID UNISC Letras Portuguêsmelhora na leitura e na escrita dos alunos que, além disso, passaram a ter mais segurança para realizar leituras e dizeres em voz alta para os demais colegas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.