Práticas de História em Sala de Aula

Carini Estela Biek

Resumo


O seguinte resumo visa tornar público algumas atividades realizadas com os alunos do sexto ano do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. As intervenções da bolsista do PIBID no subprojeto História da UNISC ocorreram durante as aulas do professor Cássio Vieira. Dentre as atividades desenvolvidas durante as aulas na disciplina de história são destacadas três: uma referente à escrita cuneiforme, a outra sobre as pirâmides egípcias e, por último, uma terceira sobre a muralha da China. Na atividade da escrita cuneiforme, onde foi primeiramente feita a leitura, em grupo, de um texto, cujo conteúdo foi amplamente debatido pelos alunos e a bolsista. Em seguida cada aluno recebeu uma porção de argila para fazer uma tábua de argila e nela gravar seu nome na escrita cuneiforme. A segunda atividade foi sobre as pirâmides egípcias. Para tanto, realizou-se a exibição de um vídeo que mostrou como é o interior de uma antiga pirâmide. Depois, durante a explicação do conteúdo, os alunos tiraram suas dúvidas. Em seguida, cada aluno recebeu um desenho da pirâmide e teve que recortar, montar e colar. Na atividade sobre a muralha da China os estudantes assistiram dois vídeos que mostram como a muralha está nos dias atuais, e discutiram o conteúdo junto com a bolsista e o professor titular. Após, os alunos montaram uma miniatura da muralha. O objetivo desta comunicação é demostrar que é possível realizar atividades pedagógicas práticas nas aulas de História, para despertar o interesse dos alunos, e incitar sua curiosidade, e possibilitar que produzam ou reelaborem conhecimento. Segundo VASCONCELLOS (1992, p. 83), na educação escolar não se trata apenas da existência de algo que pode ser ensinado, dito, a alguém; a questão central é a atividade do sujeito sobre o objeto, o estabelecimento de relações na representação, enfim, a construção do conhecimento. Observou-se a participação dos alunos em todas as atividades descritas, inclusive de alunos que na maioria das aulas não demonstram interesse algum pelos conteúdos trabalhados. Acredita-se que as estratégias propostas permitam um aprendizado significativo por parte dos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.