Práticas e aprendizagens matemáticas

Amanda de Souza

Resumo


Este resumo apresenta relatos de experiências do Programa Institucional de Bolsas deIniciação à Docência (PIBID), mais especificamente, do Subprojeto da Matemática, localizadono campus da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. As oficinas de aprendizagemrealizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlicch, destinadas aosestudantes do Ensino Médio, têm como objetivos auxiliar os alunos, suprir as dificuldades naaprendizagem da matemática, despertar o interesse dos alunos pela disciplina e desenvolveratividades que contemplem os conhecimentos prévios dos alunos. Tais ações foramfundamentadas em autores (ANTUNES, 2012) no qual propiciam um melhor desenvolvimentoe conhecimento na formação acadêmica de todos os bolsistas inseridos nesse programa. Estetrabalho é feito através de propostas diferenciadas, como por exemplo, problemas queproporcione a busca por soluções matemáticas, jogos e desafios de raciocínio lógico. Nodecorrer do semestre foi realizada uma Gincana Matemática para alunos do primeiro ano doensino médio, objetivando a resolução de situações – problema, envolvendo o conteúdoexplanado de forma lúdica, onde os alunos interagiram uns com os outros. Diante disso, forampropostos alguns problemas, no qual teriam que resolver em dupla, enfatizando a cooperaçãoentre todos os envolvidos. Após a resolução, foi estipulado uma certa pontuação a cada respostacorreta. Com isso, as duplas foram somando pontos e ao final ainda era preciso resolver cincodesafios lógicos, utilizando as peças do Tangram. Ao concluírem os desafios, a dupla quesomou mais pontos recebeu uma premiação. Contudo, foram perceptíveis os resultadossatisfatórios em relação aos conteúdos programáticos na disciplina, embora ainda com poucosparticipantes. Entretanto, os estudantes envolvidos resolveram as questões de forma criativa,motivando-os e transformando o espaço de sala de aula em um cenário lúdico, interativo esignificativo.Palavras-chave: Gincana Matemática. Oficina de aprendizagem. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.