Relato de experiência do projeto pibid: aplicação dos jogos pedagógicos na busca de uma metodologia eficaz na construção do conhecimento matemático

Janeth Dayany Martins Alves Castro, Marcia Cristina Gonçalves Gomes, Lilian de Souza Resplandes

Resumo


ResumoO foco primordial desse relato é mostrar a importância da utilização de metodologias que se desprendem do tradicionalismo no ensino e aprendizagem de matemática, em razão que na atual conjuntura da educação, a sociedade procura por uma educação mais eficaz, assim existe uma necessidade do professor utilizar diversas ferramentas na hora de transmitir o conteúdo. Uma das alternativas que está se destacando entre os pesquisadores da área, é a utilização dos jogos pedagógicos, que surge como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem, aliando a atividade lúdica com a aprendizagem, para tanto o PIBID de Matemática do Campus Paraíso do Tocantins busca desenvolver uma proposta para o ensino da matemática, com a finalidade de mostrar os benefícios e a importância da utilização dos jogos pedagógicos, como uma das metodologias de ensino e aprendizagem. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os jogos são compostos de uma maneira interessante para propor problemas, pois possibilita que estes sejam oferecidos de modo atrativo e favoreçam a criatividade na construção de estratégias de resolução, e a procura por soluções. Em umas das ações desenvolvidas no PIBID foram trabalhados os seguintes jogos: Tabuleiro da multiplicação e Círculo Soma Zero. Durante a observação da ação junto aos alunos foi analisado se ocorrem a compreensão das regras imposta pelos jogos, notou-se que os envolvidos na proposta, na sua grande maioria apresentaram dificuldades em relação as operações. Perante essas dificuldades, nós tivemos a oportunidade de auxiliar no entendimento. Com a aplicação de jogos como alternativa de metodologia para ensino e aprendizagem, podemos perceber que os alunos tiveram a oportunidade de experimentar uma maneira dinâmica para aprender ou colocar em prática o conhecimento que já tinha sobre o assunto, participando de forma ativa, na construção do seu conhecimento.Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Jogos. Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.