RESOLVENDO PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMESTUDANTES DO 5º ANO

TATIANE CRISTINE BERNSTEIN, MARIA MADALENA DULLIUS

Resumo


Apresentamos neste trabalho uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, no Centro Universitário UNIVATES, com o propósito de auxiliar na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica do Brasil. O projeto está sendo desenvolvido desde o início de 2011 e conta com a participação de bolsistas de mestrado e graduação, além de professoras de Matemática da Educação Básica, representando as seis escolas parceiras. Com o estudo dos sistemas avaliativos da Educação Básica que constituem o escopo de investigação do projeto, verifica-se o foco dos mesmos em resolução de problemas e iniciou-se a elaboração de uma ação que objetiva auxiliar estudantes da Educação Básica na interpretação, compreensão e resolução dos problemas. Inicialmente reunimos os pesquisadores do projeto para uma conversa, onde definiu-se que a prática seria realizada com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, já que estes participarão da Prova Brasil em 2013. Em seguida, foram agendados encontros mensais nas escolas parceiras com duração de duas horas-aula, aproximadamente. Em cada atendimento, aborda-se e explora-se questões retiradas da referida prova, disponíveis e que já foram realizadas em anos anteriores, e selecionadas com o intuito de diagnosticar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na resolução dos problemas. Além disso, oportuniza-se momentos de discussão e conscientização sobre a importância dos resultados desta avaliação. Da mesma forma, após a realização das atividades, retoma-se com os alunos os problemas propostos, explorando as diferentes estratégias de resolução utilizadas. Proporciona-se, também, durante os encontros, desafios e jogos matemáticos, objetivando estimular nos alunos a iniciativa, o espírito explorador, a criatividade e a habilidade de elaborar um raciocínio lógico para que possam, segundo Dante (1991), propor boas soluções às questões que surgem no seu cotidiano. Após cada encontro, realiza-se uma análise das respostas desenvolvidas, classificando-as nas diferentes estratégias de resolução citadas por Musser e Shaughnessy (1997) para, a seguir, elaborar o planejamento da próxima intervenção, buscando auxiliar os estudantes nos aspectos em que apresentam maior dificuldade. Até o momento verificou-se que a maioria dos estudantes das cinco turmas atendidas obtiveram êxito na resolução dos problemas propostos e os principais erros apresentados estão relacionados à dificuldade de interpretar gráficos. Com a classificação das estratégias consegue-se constatar que grande parte dos alunos não demonstrou nenhuma estratégia de resolução, assinalando somente uma das alternativas. Espera-se, com este trabalho, auxiliar os alunos no processo de resolução de problemas e explorar o uso de diferentes estratégias de resolução.


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